susto

Piloto de avião filma balão na rota da aeronave; veja vídeo

Balão não tripulado estava a 37 mil pés de altitude

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 30/11/2021 às 10:59
Notícia
Divulgação
Inflação generalizada pesou sobre o setor de aviação - FOTO: Divulgação
Leitura:

No último sábado (27), a tripulação de um Airbus da Latam filmou um balão próximo à rota da aeronave. Embora seja crime, o episódio não é raro. A soltura de balões livres não tripulados, também conhecidos como balões juninos representa um risco real à segurança de voo.

Segundo informações do Aeroin, a aeronave estava a 37 mil pés de altitude, mais de 11 mil metros, e sobrevoava o Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.

"Trinta e sete mil pés, e olha o que a gente acabou de passar aqui: um balão", diz, em tom de revolta, um dos pilotos.

..

Para mapear o risco que os balões causam à aviação brasileira, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) mantém um banco de dados na internet. Por meio dele, qualquer pessoa que avistar um balão na rota de aeronaves pode comunicar o fato ao órgão.

A maior parte dos registros é de avistamento de balão, não de colisão. Tal presença de balões, por vezes, leva à realização obrigatória de manobras que podem ser feitas em etapas delicadas do voo, como o pouso e a decolagem. Para reduzir os riscos na aviação militar e civil, a FAB realiza campanhas de conscientização no período de maior número de avistamentos.

Veja o momento

 

Comentários

Mais Lidas