Covid-19

Passaporte da vacina passa a ser exigido em órgãos públicos de Pernambuco a partir desta segunda (6)

Comprovante completo de vacinação contra covid-19 será obrigatório

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 06/12/2021 às 8:39 | Atualizado em 06/12/2021 às 11:38
Marcelo Aprígio/SJCC
Passaporte da Vacina foi proposto na Câmara Municipal do Recife - FOTO: Marcelo Aprígio/SJCC

O decreto que estabelece a exigência do comprovante completo de vacinação contra covid-19 para acesso a estabelecimentos públicos em Pernambuco começa a valer a partir desta segunda-feira (6).

..

O documento foi assinado na última quarta-feira (1º) pelo governador Paulo Câmara (PSB) e não obriga a apresentação do "passaporte da vacina" para pessoas que não façam parte do grupo apto a ser vacinado de acordo com o Plano Nacional de Imunização ou através de atestado médico.

Como fazer a comprovação da vacina

Segundo o decreto, a comprovação pode ocorrer pelo Comprovante de Vacinação Oficial expedido pela plataforma do Sistema Único de Saúde (Conecte SUS) ou por meios comprobatórios, como cartão de vacinação emitido pela Secretaria Estadual de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde ou outro órgão governamental.

"A medida reforça o incentivo à vacinação de todos os pernambucanos contra a doença, com o objetivo de proteger a população", disse o governo estadual por meio de nota.

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, a vacinação é fundamental para evitar novas ondas da covid-19, considerando o surgimento de variantes. “Dados divulgados pelo Centro Europeu de Controle de Doenças apontam que os locais com maiores índices de vacinados estão registrando menos mortes, comprovando que as vacinas, além de seguras, salvam vidas”, explica Longo.

*Com informações do JC

Comentários