Solidariedade

Incentivo da Fundação Terra ao esporte faz a diferença para o jovem Eduardo; saiba mais sobre a organização

Fundação busca ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 15/12/2021 às 12:01
Notícia
Reprodução/TV Jornal Interior
Eduardo Matias dá aulas de Jiu-Jitsu - FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Fundação Terra busca ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social e tem projetos voltados para saúde, educação, alimentação, entre outras. Em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e utilizando doações, a fundação realiza 144 mil atendimentos de reabilitação física, intelectual, auditiva e visual.

..

Eduardo Matias foi aluno da Fundação Terra durante a infância. Atualmente, aos 19 anos, ele dá aulas de Jiu-Jitsu para crianças beneficiadas pela organização. O jovem conta que foi muito importante ter incentivo ao esporte desde cedo.

"Eu e meus irmãos fomos crianças muito carentes. A fundação, propondo esses projetos, nos salvou muito. Através do esporte, a gente conseguiu abraçar a oportunidade. Foi algo muito bom para todos nós que vivemos da fundação", explica.

A fundação promove diversos projetos e campanhas para combater a fome e a pobreza. No Natal, mais de 5 mil famílias têm oportunidade de uma ceia, e na Páscoa, através da campanha Pães e Peixes, são distribuídos alimentos para famílias carentes.

A fundação proporciona atendimentos para saúde. Edvalda Cassiano da Silva, de 50 anos, é uma das beneficiadas. A vida dela mudou completamente após setembro de 2021, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela trabalhava como camareira e passou mal durante o expediente de trabalho.
"Foi tudo de repente. Estava no quarto limpando quando comecei a sentir tontura, perdi os sentidos, não sabia quem era eu, meu nome, nada. Depois tive o vazamento de uma veia na cabeça. Foi muito difícil para mim. Tive que aprender a andar, a comer, a fazer tudo.

Ela vem recebendo o acompanhamento da Fundação Terra através do Centro de Reabilitação Mens Sana. Antes Edvalda não tinha controle dos movimentos do corpo, mas que agora consegue se mover e está com a musculatura cada vez mais forte por causa das sessões de fisioterapia.

"Não sei o que seria de mim se não fosse esse espaço aqui", conta ela.

A Fundação Terra é uma das instituições favorecidas pelas doações do projeto Natal para Todos. A campanha, realizada pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação tem o lema "Faça a Diferença" e busca arrecadar doações para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Veja a reportagem:

Comentários