empoderada

BBB 22: Quem é Anastácia, que estampou camiseta de Linn da Quebrada

A mulher foi eternizada em uma pintura do francês Jacques Etienne Arago, em 1839

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 21/01/2022 às 8:57
Notícia
Foto: Reprodução/Instagram
Na roupa de Linn, Anastácia não carrega o objeto de tortura. - FOTO: Foto: Reprodução/Instagram
Leitura:

Depois de cumprir um isolamento após testar positivo para covid-19, Linn da Quebrada fez sua estreia na casa mais vigiada do Brasil nessa quinta-feira (20). A entrada da participante chamou atenção por um detalhe: sua camiseta, que carregava a imagem de Anastácia.

A mulher preta foi eternizada em uma pintura do francês Jacques Etienne Arago, em 1839, usando um uma espécie de mordaça feita em aço laminado, conhecida como a "máscara de Flanders". Esse instrumento era usado no período colonial no Brasil, que impedia a pessoa de se hidratar ou alimentar.

No entanto, na roupa de Linn, Anastácia não carrega o objeto de tortura.

..

Qual o significado da roupa de Linn da Quebrada?

Anastácia é cultuada como personalidade religiosa em países africanos. Acredita-se que ela tenha sido uma escrava que foi duramente punida após reagir a um abuso do “seu senhor”.

O artista Yhuri Cruz, que criou "Monumento À Voz de Anastácia", a imagem que estampou a camiseta de Linn, quis trazer uma mudança simbólica. Em uma declaração publicada nas redes sociais de Linn, Cruz define 'Anastácia Livre' como uma viagem no tempo.

“É voltar ao passado e libertar essa mulher negra escravizada que veio do Congo no século XVIII e foi condenada à mordaça pelo resto da vida por lutar contra um homem branco que a violentou sexualmente", declarou.

Em seu próprio Instagram, Yhuri Cruz contou que planejou a camiseta junto com Linn desde dezembro.
"Em 'Monumento à voz de Anastácia', ergo um monumento à voz dela. Uma voz negra, feminina, de luta pela existência", concluiu o artista.

Comentários


Mais Lidas