festividade

O que significa Ano do Tigre? Entenda o significado do animal que representa o Ano Novo Chinês

Também chamado de Ano Novo Lunar, o novo ano chinês tem como animal o Tigre

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 01/02/2022 às 9:10 | Atualizado em 01/02/2022 às 11:02
Notícia
Freepik
Ano Novo Chinês: Ano do Tigre marca 2022 - FOTO: Freepik

Nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro, é considerado o início do Ano Novo Lunar ou Ano Novo Chinês, como também é chamado, para 2022. O novo ano será representado pelo Tigre. A data é comumente celebrada na China, na Ásia Oriental e em algumas comunidades espalhadas pelo mundo todo.

..

As celebrações desta data são marcadas por refeições e reuniões familiares, desfiles de rua e orações que pedem por sorte para o ano que se inicia. A comemoração é marcada por banquetes familiares e espetáculos de rua, além de fogos de artifícios e apresentações de grupos de pessoas vestidas grandes dragões.

A festividade começa com o nascer da segunda Lua nova após o solstício de inverno, ocorrida no dia 21 de dezembro, e pode ocorrer em qualquer data entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro. Também chamado de 'Festiva da Primavera', o Ano Novo Chinês marca a despedida do ano que se passou e carrega a promessa de trazer sorte e prosperidade para o ano que se inicia.

É comum que chineses espalhados pelo mundo viajem para comemorar a 'virada' do ano com a família na China, onde existe o costume de decorar as casa com a cor vermelha para atrair boa sorte. Outro costume é dar pequenas quantias de dinheiro em envelopes vermelhos e brilhantes às crianças.

O que significa Ano do Tigre?

Cada ano do calendário chinês é associado a um dos 12 animais do horóscopo. O ano que tem início nesta terça-feira é o Ano do Tigre, que sucede o Ano do Boi. As pessoas acreditam que aqueles que nascem no Ano do Tigre são corajosos, competitivos e fortes.

Como surgiu o festival?

O Ano Novo Chinês teria surgido no século 14 antes de Cristo, durante a dinastia Shang. As origens da festividade são cercadas por lendas. Uma delas é a do monstro chamado Nian ("ano" em chinês), que cercava os aldeões todo começo de ano. O monstro tinha medo de ruídos altos, de luzes brilhantes e da cor vermelha, então as pessoas se aproveitavam disso para afugentá-lo.

O dragão chinês, muito presente nas comemorações, é símbolo de poder e boa fortuna. Em algumas regiões, as pessoas tem o costume de celebrar o ano novo com a dança do dragão, com um dragão longo formado por uma fila de pessoas que desfila pelas ruas da festa.

..

Reprodução/Internet
Tradição do Dragão Chinês nas festas do Ano Novo - Reprodução/Internet

Comentários