ciência

Crocodilo pré-histórico é encontrado com dinossauro no estômago

Espécie pode ter vivido durante o período Cretáceo, entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 16/02/2022 às 7:14
Notícia
Foto: Reprodução/Gondwana Research
Ossos fossilizados de um Confractosuchus sauroktonos - FOTO: Foto: Reprodução/Gondwana Research

Uma nova espécie de crocodilo foi descoberta em Queensland, na Austrália. De acordo com cientistas, a espécie é tão antiga quanto o período Cretáceo e a sua última refeição foi um jovem dinossauro. O estudo foi publicado na revista científica Gondwana Research em 11 de fevereiro.

Os ossos fossilizados de um Confractosuchus sauroktonos, um crocodilo de 2,5 metros de comprimento, foram escavados em 2010, em um assentamento geológico de cerca de 95 milhões de anos.

..

Dentro do estômago, pesquisadores identificaram os restos parcialmente digeridos de um jovem ornitópode. Essa é a primeira evidência de um crocodilo predando um dinossauro na Austrália, disse, em nota, o Museu Australiano da Era dos Dinossauros, que fez a descoberta.

Os cientistas usaram tecnologias de raios X e microtomografias para localizar os ossos dentro da espécie. Com 35% do crocodilo de água doce preservado, os pesquisadores puderam recuperar um crânio quase completo do animal.

Apesar de não poderem classificar o dinossauro, eles o descreveram como um filhote pesando cerca de 1,7 kg. Uma descoberta como essa é “extremamente rara, e apenas alguns exemplos de predação de dinossauros são conhecidos globalmente”, afirma o museu.

Comentários