A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última quinta-feira (17), o primeiro autoteste para diagnóstico da Covid-19 no Brasil. O produto Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno se trata de um teste para uso com amostra de swab nasal não profunda, com resultado após 15 minutos.
..
- Homem da Turquia é diagnosticado com Covid-19 há 14 meses e já fez 78 testes
- Fiocruz aprova primeiro lote de vacina 100% brasileira contra covid-19
- Coachella: festival de música que não vai exigir vacina, máscara ou teste negativo de Covid-19
- Governo de Pernambuco anuncia dia de mobilização para vacinar contra covid-19 crianças de 5 a 11 anos
A aprovação da Anvisa, que passou 16 dias sob análise, foi publicada no Diário Oficial da União, mas a disponibilidade dos autotestes no mercado depende da empresa fabricante, que é a CPMH Comércio e Indústria de Produto Médico-Hospitalares.
A Anvisa afirma que o produto atendeu aos critérios técnicos definidos pela Agência e também teve o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE) do Ministério da Saúde.
Como usar os autotestes?
Entre os requisitos para a aprovação por parte da Anvisa, foi estabelecida a usabilidade e o gerenciamento de risco, que servem para adequar o produto ao uso por pessoas leigas para garantir a maior segurança e eficácia do teste.
No exterior, os autotestes estão disponíveis para venda em farmácias e lojas de varejo. Além disso, eles são distribuídos para a população pelos governos locais ou empresas. Em diversos países, o uso foi popularizado pela população antes de reuniões familiares ou de trabalho com muitas pessoas.
*Com informações da Agência Brasil
Comentários