saúde

O que Paulinha Abelha tem? Veja últimas notícias sobre estado de saúde da cantora do Calcinha Preta

Médicos negaram que Paulinha esteja com meningite

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 22/02/2022 às 19:04 | Atualizado em 23/02/2022 às 21:04
Notícia
Instagram/Reprodução
Paulinha Abelha está em coma grave - FOTO: Instagram/Reprodução

A equipe médica que acompanhava o quadro de saúde da cantora Paulinha Abelha negou, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (22), que ela estivesse com meningite. A vocalista do Calcinha Preta se encontrava em coma profundo e, com isso, veículos de comunicação haviam informado que ela estava com meningite. A cantora, no entanto, morreu na quarta-feira (23), um dia após a entrevista.

"Essa informação é irreal (...) Se houvesse a possibilidade dela ter um quadro meningítico de natureza bacteriana ou viral, que isso se transporta como um problema de saúde pública, a sociedade já teria sido notificada há muito tempo", afirmou o neurologista Marcos Aurélio Alves na coletiva de imprensa.

LEIA TAMBÉM: Irmã de Paulinha Abelha, da Calcinha Preta, fala sobre como a cantora começou a passar mal antes de ser internada

O que Paulinha Abelha tem?

Na coletiva, o médico intensivista André Luis Veiga detalhou o que foi identificado nos exames feitos na cantora Paulinha Abelha. 

"A alteração que a gente conseguiu identificar na ressonância era um quadro de inflamação da membrana que reveste o cérebro, e acabamos levando pela linha de diagnóstico e terapia de uma meningoencefalite. Novos exames do líquido que reveste o cérebro foram coletados, sem nenhuma identificação de possível contaminação bacteriana ou presença de bactéria nessa meninge dela", disse. 

Coma profundo

Paulinha Abelha foi transferida para o Hospital Primavera, em Aracaju, na última quinta-feira (17). Em coma profundo, ela está sendo acompanhada por médicos na unidade de terapia intensiva (UTI).

Ainda segundo o neurologista, o coma não está sendo causado por nenhuma bactéria neurológica. "Ela chegou em coma, continua em coma profundo (...) Não conseguimos isolar nenhum microrganismo, seja ele viral ou bacteriano, que esteja causando o coma dela. Ela tem uma encefalopatia severa, muito provavelmente tóxico-metabólica, na cadeia de eventos que se seguiu a dano renal, dano hepático e por último dano cerebral", detalhou o médico.

Isso quer dizer que o coma da cantora pode ter sido causado por conta dos problemas renais e hepáticos que ela apresentou e que acabaram afetando o cérebro.

Esforços para manter cantora viva 

Questionado se já é possível prever sequelas causadas pelo coma, o médico Marcos Aurélio explicou que os esforços, no momento, são para manter a vocalista da banda Calcinha Preta viva

"A situação dela é um dia de cada vez. Nosso interesse hoje é manter ela viva, e não tem sido uma missão fácil (...) Nosso esforço tem sido destinado a matê-la viva. Sequela é mais à frente, se sobreviver", afirmou o neurologista.

Veja a entrevista completa:

Com informações da Rádio Jornal

Comentários