Covid-19 em Pernambuco: maioria dos mortos pela doença em janeiro não havia tomado todas as doses da vacina

Dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 09/02/2022 às 8:12
Leitos de UTI dedicados a pacientes com sintomas de covid-19 em Pernambuco Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem


De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), a maioria dos mortos por covid-19 no mês de janeiro não havia tomado todas as doses da vacina contra a doença. A cada cinco mortos, quatro não haviam se vacinado.

Segundo o levantamento divulgado nessa terça-feira (8) pelo secretário de Saúde, André Longo, entre os mortos que estavam com todas as doses da vacina, 85% eram idosos com mais de 60 anos e 85% tinham doenças preexistentes.

Foram 97 mortes pela doença registradas em janeiro de 2022. Dessas, 79,4% pessoas não tinham o esquema vacinal completo com a dose de reforço. 26,8% não haviam se vacinado e 11,4% tomaram apenas uma dose.

"Os estudos científicos foram evoluindo e mostrando a necessidade do esquema vacinal com duas doses (ou dose única) mais uma dose de reforço para população adulta, porque, alguns meses após as duas primeiras doses, há uma queda de nível dos anticorpos e, assim, a proteção fica prejudicada", explica o secretário.

Internações

Ainda segundo a SES, em relação aos pacientes com covid-19 internados em leitos de UTI e de enfermaria, 83% não estavam totalmente vacinados.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory