Covid-19: Anvisa aprova registro do primeiro autoteste para diagnóstico da doença no Brasil

Os testes aprovados são do tipo swab, com cotonete inserido no nariz, e apresenta os resultados em até 15 minutos
Eduarda Cabral
Publicado em 18/02/2022 às 8:03
O teste deve ser realizado entre o 1º e 7º dia do início do sintoma, ou 5 dias depois de contato com uma pessoa infectada Foto: MYKE SENA/MS


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última quinta-feira (17), o primeiro autoteste para diagnóstico da Covid-19 no Brasil. O produto Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno se trata de um teste para uso com amostra de swab nasal não profunda, com resultado após 15 minutos.

A aprovação da Anvisa, que passou 16 dias sob análise, foi publicada no Diário Oficial da União, mas a disponibilidade dos autotestes no mercado depende da empresa fabricante, que é a CPMH Comércio e Indústria de Produto Médico-Hospitalares.

A Anvisa afirma que o produto atendeu aos critérios técnicos definidos pela Agência e também teve o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE) do Ministério da Saúde.

Como usar os autotestes?

Entre os requisitos para a aprovação por parte da Anvisa, foi estabelecida a usabilidade e o gerenciamento de risco, que servem para adequar o produto ao uso por pessoas leigas para garantir a maior segurança e eficácia do teste.

No exterior, os autotestes estão disponíveis para venda em farmácias e lojas de varejo. Além disso, eles são distribuídos para a população pelos governos locais ou empresas. Em diversos países, o uso foi popularizado pela população antes de reuniões familiares ou de trabalho com muitas pessoas.

*Com informações da Agência Brasil

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory