GUERRA: Ucrânia proíbe saída de homens de 18 a 60 anos e distribui armas em Kiev

Nas redes sociais, as Forças Armadas publicaram uma convocação aos ucranianos para lutarem contra a Rússia
Gabriela Luna
Publicado em 28/02/2022 às 7:52
Pessoas vindas da Ucrânia descendo de uma balsa para entrar na Romênia depois de cruzar o Rio Danúbio Foto: STEPHANIE LECOCQ / POOL / AFP


Em meio ao avanço militar da Rússia na Ucrânia, o governo ucraniano anunciou que homens de 18 a 60 anos estão proibidos de deixar o país. Segundo nota divulgada pelo Serviço de Guarda de Fronteiras, a medida tem respaldo na lei marcial, que entrou em vigor na Ucrânia na quinta-feira (24).

A adoção da lei marcial consiste em uma alteração das regras de funcionamento de um país, deixando de lado as leis civis e colocando em vigor leis militares.

A Ucrânia incentiva ainda que os cidadãos apoiem o seu Exército. Nas redes sociais, as Forças Armadas publicaram uma convocação aos ucranianos para lutarem na guerra contra a Rússia.

Em Kiev, capital e maior cidade da Ucrânia. foram distribuídos cerca de 18 mil submetralhadoras e munições, diz o governo.

"Quem está para manter as armas, junte-se às forças da Ucrânia, apenas um passaporte. Tudo o que é um passaporte. sem hesitação! Mantendo a calma!", escreveu o ministro da Defesa, Oleksii Reznikov.

Segundo a União Europeia, mais de um milhão de ucranianos estão fugindo da Ucrânia em direção às nações vizinhas. O prefeito de Kiev anunciou a suspensão da operação de estações de metrô, que servirão de abrigo para moradores.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory