PIS ATRASADO: Abono de 2021 será pago em março; saiba quem pode receber

Mais de 320 mil cidadãos ainda não sacaram o abono salarial
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 28/02/2022 às 16:28
Empréstimo Auxílio Brasil já foi liberado? Veja as últimas notícias do empréstimo consignado do Auxílio Brasil Foto: Arquivo/Agência Brasil


O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores de empresas privadas. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 320 mil cidadãos ainda não sacaram o abono de 2021. Seu PIS não está habilitado na Carteira de Trabalho Digital e você não sabe como resolver? Assista ao vídeo no fim da matéria e descubra.

Quando será pago o PIS ano-base 2021? E o PIS ano-base 2019? Confira telefone para consultar o PIS

> ABONO SALARIAL PIS: Saiba por que o PIS aparece não habilitado e como encontrar o PIS na carteira de trabalho digital

O prazo para o pagamento do PIS de 2021 foi adiado para 31 de março de 2022 pelo governo federal, mas o PIS atrasado pode ser resgatado.
O valor seguirá o reajuste do salário mínimo de 2022. Para quem trabalhou 12 meses no ano-base 2019, por exemplo, receberá R$ 1.212.

VEJA TAMBÉM: INSS 2022: Confira calendário e tabela de pagamentos de março para aposentados e pensionistas

Como solicitar o PIS/Pasep 2021 atrasado?

O trabalhador deve abrir um recurso administrativo para poder solicitar o PIS atrasado. Além disso, o cidadão também pode ir até uma das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência para solicitar o benefício.

SAIBA MAIS: NOVO CALENDÁRIO DO PIS 2022: Veja datas do PIS/Pasep, quem tem direito e últimas notícias sobre o abono salarial

Quem pode receber o PIS/Pasep atrasado?

É necessário estar cadastrado no PIS há cinco anos no mínimo; ter recebido remuneração de até dois salários mínimos no ano-base 2019; ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base de 2019.

Além disso, os dados devem estar atualizados.

O trabalhador pode consultar e fazer a solicitação do PIS/Pasep pela central Alô Trabalhador, no telefone 158, pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou enviando o pedido para o e-mail trabalho.uf@economia.gov.br (substituindo as letras "uf" pela sigla do estado onde mora).


Meu PIS não está habilitado na Carteira de Trabalho Digital, e agora?

 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory