Os brasileiros podem consultar o Banco Central (Bacen) desde o dia 14 de fevereiro para verificar se têm dinheiro esquecido em alguma conta bancária. A possibilidade permitiu milhões de cidadãos recuperarem dinheiro que haviam esquecido quando encerraram contas ou poupanças em instituições financeiras.
No entanto, muita gente se frustrou ao ter acesso ao Sistema Valores a Receber (SVR). "Valores a receber deixou na expectativa a minha avó por causa de um centavo", reclamou um internauta.
Mas também houve quem ganhasse um valor milionário. Segundo o diretor de relacionamento, cidadania e supervisão de conduta do Bacen, Mauricio Moura, o maior valor sacado até agora foi de R$ 1,650 milhão de cotas de consórcio, resgatado por pessoa física.
"A grande maioria dos recursos é de valor pequeno. Afinal, pouca gente esquece muito dinheiro em uma conta bancária", pontuou o diretor no V Fórum de Gestão Pública, promovido Faciap, em Curitiba (PR).
"Essa pessoa não sabia que tinha R$ 1,650 milhão em nome dela no sistema financeiro e graças ao Sistema Valores a Receber recuperou esse dinheiro. Era uma série de cotas de consórcio que tinha acabado", contou.
Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC
Não localizamos uma assinatura ativa do JC para esta conta.
Para acessar este e outros conteúdos exclusivos, assine aqui.
Seu e-mail não é {{ email }} ou precisa trocar de conta?
Entre novamente.
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Já é assinante?
Selecione o seu plano
{{ plans.first.name }}
R$ {{ plans.first.formatted_price }} /{{ plans.first.subscription_type }}
{{ plans.first.paywall_description }}
{{ plans.second.name }}
R$ {{ plans.second.formatted_price }} /{{ plans.second.subscription_type }}
{{ plans.second.paywall_description }}
{{ plans.third.name }}
R$ {{ plans.third.formatted_price }} /{{ plans.third.subscription_type }}
{{ plans.third.paywall_description }}
Pagamento
Assinatura efetuada com sucesso!
Agora você tem acesso a todo o conteúdo do nosso portal!
voltar para o conteúdoNão foi possível realizar sua assinatura.
Por favor, verifique as informações de pagamento e tente novamente.