BLOQUEIO

AUXÍLIO BRASIL 2022: Quem não vai ao dentista pode perder o benefício; entenda

Projeto de lei apresentado no Senado acrescenta novas exigências ao benefício

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicado em 11/05/2022 às 13:41 | Atualizado em 11/05/2022 às 14:05
Edilson Rodrigues/Agência Senado/Montagem
Quem não vai ao dentista pode perder o benefício bloqueado - FOTO: Edilson Rodrigues/Agência Senado/Montagem

Auxílio Brasil, que foi criado no final de 2021 para ficar no lugar do antigo programa Bolsa Família, tem alcançado mais de 18 de milhões de famílias. Na próxima semana, a parcela de maio do Auxílio Brasil 2022 começará a ser paga.

..

O que muitas pessoas não sabem é que em breve, muitos beneficiários poderão ter o seu Auxílio Brasil bloqueado. O motivo seria a falta de cuidados odontológicos, por não irem com regularidade ao dentista.

Isso mesmo! O acompanhamento profissional da saúde bucal poderá se tornar mais uma dos requisitos do Auxílio Brasil. Essa é a proposta do Projeto de Lei (PL) 1.015/2022, de autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM).

Atualmente, são exigências para o pagamento do benefício a realização de pré-natal, o cumprimento do calendário vacinal, o acompanhamento do estado nutricional e a frequência escolar.

PROJETO DE LEI

O projeto é resultado de uma proposta feita à Ouvidoria por uma moradora de Manaus. Ela apresentou sua sugestão por meio do Portal e-Cidadania, do Senado Federal.

A ideia, segundo o senador, é que responsáveis conduzam as crianças, desde cedo, aos dentistas e demais profissionais do setor, o que iria contribuir para a diminuição do índice de cáries, doenças da boca e perda precoce de dentes.

Segundo o senador, “se a consulta com profissionais de saúde bucal passar a ser condicionalidade, as crianças poderão receber atendimento continuado desde o primeiro ano de vida, recebendo tratamento odontológico e orientações sobre higiene bucal".

"Esperamos estimular o aumento da procura por serviços odontológicos e, assim, reduzir a ocorrência de sérios agravos de saúde causados por uma má higiene oral”, completou Plínio Valério.

CONFIRA CALENDÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA/AUXÍLIO BRASIL DE MAIO 2022

Atualmente, o Auxílio Brasil já tem datas de pagamento definidas para o mês de maio. A data de pagamento de cada beneficiário varia de acordo com o Número de Inscrição Social (NIS). Confira:

  • NIS terminado em 1 - Recebe dia 18 de maio;
  • NIS terminado em 2 - Recebe dia 19 de maio;
  • NIS terminado em 3 - Recebe dia 20 de maio;
  • NIS terminado em 4 - Recebe dia 23 de maio;
  • NIS terminado em 5 - Recebe dia 24 de maio;
  • NIS terminado em 6 - Recebe dia 25 de maio;
  • NIS terminado em 7 - Recebe dia 26 de maio;
  • NIS terminado em 8 - Recebe dia 27 de maio;
  • NIS terminado em 9 - Recebe dia 30 de maio;
  • NIS terminado em 0 - Recebe dia 31 de maio.

Parcela extra do Bolsa Família é liberada; saiba se você tem direito ao valor extra do Auxílio Brasil