BLOQUEIO

AUXÍLIO BRASIL 2022: Quem não vai ao dentista pode perder o benefício; entenda

Projeto de lei apresentado no Senado acrescenta novas exigências ao benefício

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicado em 11/05/2022 às 13:41 | Atualizado em 11/05/2022 às 14:05
Edilson Rodrigues/Agência Senado/Montagem
Quem não vai ao dentista pode perder o benefício bloqueado - FOTO: Edilson Rodrigues/Agência Senado/Montagem
Leitura:

Auxílio Brasil, que foi criado no final de 2021 para ficar no lugar do antigo programa Bolsa Família, tem alcançado mais de 18 de milhões de famílias. Na próxima semana, a parcela de maio do Auxílio Brasil 2022 começará a ser paga.

..

O que muitas pessoas não sabem é que em breve, muitos beneficiários poderão ter o seu Auxílio Brasil bloqueado. O motivo seria a falta de cuidados odontológicos, por não irem com regularidade ao dentista.

Isso mesmo! O acompanhamento profissional da saúde bucal poderá se tornar mais uma dos requisitos do Auxílio Brasil. Essa é a proposta do Projeto de Lei (PL) 1.015/2022, de autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM).

Atualmente, são exigências para o pagamento do benefício a realização de pré-natal, o cumprimento do calendário vacinal, o acompanhamento do estado nutricional e a frequência escolar.

PROJETO DE LEI

O projeto é resultado de uma proposta feita à Ouvidoria por uma moradora de Manaus. Ela apresentou sua sugestão por meio do Portal e-Cidadania, do Senado Federal.

A ideia, segundo o senador, é que responsáveis conduzam as crianças, desde cedo, aos dentistas e demais profissionais do setor, o que iria contribuir para a diminuição do índice de cáries, doenças da boca e perda precoce de dentes.

Segundo o senador, “se a consulta com profissionais de saúde bucal passar a ser condicionalidade, as crianças poderão receber atendimento continuado desde o primeiro ano de vida, recebendo tratamento odontológico e orientações sobre higiene bucal".

"Esperamos estimular o aumento da procura por serviços odontológicos e, assim, reduzir a ocorrência de sérios agravos de saúde causados por uma má higiene oral”, completou Plínio Valério.

CONFIRA CALENDÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA/AUXÍLIO BRASIL DE MAIO 2022

Atualmente, o Auxílio Brasil já tem datas de pagamento definidas para o mês de maio. A data de pagamento de cada beneficiário varia de acordo com o Número de Inscrição Social (NIS). Confira:

  • NIS terminado em 1 - Recebe dia 18 de maio;
  • NIS terminado em 2 - Recebe dia 19 de maio;
  • NIS terminado em 3 - Recebe dia 20 de maio;
  • NIS terminado em 4 - Recebe dia 23 de maio;
  • NIS terminado em 5 - Recebe dia 24 de maio;
  • NIS terminado em 6 - Recebe dia 25 de maio;
  • NIS terminado em 7 - Recebe dia 26 de maio;
  • NIS terminado em 8 - Recebe dia 27 de maio;
  • NIS terminado em 9 - Recebe dia 30 de maio;
  • NIS terminado em 0 - Recebe dia 31 de maio.

Parcela extra do Bolsa Família é liberada; saiba se você tem direito ao valor extra do Auxílio Brasil

Mais Lidas