Nessa terça-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) com regras para renegociação de dívidas de estudantes com Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com pagamentos atrasados há mais de 90 dias, cujos contratos foram firmados até o segundo semestre de 2017.
A MP que permite o refinanciamento das dívidas está em vigor desde o dia 7 de março, mas para se tornar permanente, o texto aprovado pelos deputados federais também precisa ser aprovado no Senado Federal.
..
De acordo com o que foi aprovado na Câmara e ainda será avaliado pelo Senado, os descontos sobre o valor consolidado da dívida serão de 99% para inscritos no CadÚnico e beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021. Os demais estudantes com esse atraso maior no pagamento poderão quitar a dívida com desconto de até 77%.
O saldo também poderá ser pago em 15 parcelas. As parcelas mínimas são de R$ 200.
Como saber se tenho direito a renegociação do Fies?
As renegociações das dívidas referentes ao Fies podem ser feitas de acordo com o banco em que foi firmado o contrato.
CAIXA ECONÔMICA
Para os estudantes que possuem contrato com a Caixa, a consulta e simulação pode ser feita no site sifesweb.caixa.gov.br. Outras informações podem ser obtidas através do site www.caixa.gov.br/fies ou pelo telefone no 0800 726 0101.
BANCO DO BRASIL
Já os estudantes que estão inadimplentes no Fies, com contratos firmados pelo Banco do Brasil, a simulação da renegociação poderá ser feita por meio do aplicativo do banco ou pessoalmente nas agências da instituição financeira.
As dúvidas e informações podem ser tiradas através do site www.bb.com.br ou pela Central de Atendimento BB, no telefone 0800.729.0001.
Comentários