Em tramitação na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/19 determina que as universidades públicas deverão cobrar mensalidades dos alunos. O texto ressalta ainda que a gratuidade será mantida apenas para estudantes comprovadamente carentes.
Os critérios devem ser avaliados por comissão da própria universidade, com base em valores mínimo e máximo estabelecidos pelo Ministério da Educação.
..
Para o deputado General Peternelli (PSL-SP), autor da PEC, a gratuidade atual gera distorções graves na sociedade. Segundo ele, o sistema privilegia os alunos de família de maior renda, que estudam em escolas particulares.
“O gasto público nessas universidades é desigual e favorece os mais ricos. Não seria correto que toda a sociedade financie o estudo de jovens de classes mais altas”, disse.
- Professora comemora ao saber que os alunos passaram na Universidade e emociona internautas; veja vídeo
- Ex-detento consegue vaga em universidade pela nota do Enem
Tramitação
A PEC 206/19 entrou na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), para análise da admissibilidade, nesta terça-feira (24). Se aprovada, será criada uma comissão especial para debater e votar o mérito da proposta, que depois passará pelo Plenário da Câmara.
Comentários