Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe que foi divulgado nesta quinta-feira (26) apontou que o homem que morreu após ser imobilizado por policiais rodoviários federais e colocado no porta-malas onde inalou gás faleceu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, outros exames foram feitos para detalhar o que teria causado a morte de Genivaldo de Jesus. O corpo está sendo velado na casa da mãe de Genivaldo.
..
A família do homem conta que ele tinha esquizofrenia e tomava remédios controlados há 20 anos. Ele estava em uma moto quando foi abordado pela polícia.
O sobrinho da vítima, Wallyson de Jesus, estava próximo e presenciou o momento. Ele relatou ao G1 que disse aos policiais que o tio tinha esquizofrenia.
“Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse”, disse ele.
Ainda de acordo com Wallyson, os policiais utilizaram spray de pimenta, colocaram Genivaldo dentro do porta malas do veículo e teriam jogado um tipo de gás dentro da mala.
O sobrinho da vítima contou também que eles foram para a delegacia, mas o tio estava desacordado. "Diante disso, os policiais levaram ele para o hospital, mas já era tarde”, disse.
A família da vítima disse ao G1 que registrou um Boletim de Ocorrência. A PRF abriu um procedimento para averiguar os policiais envolvidos. O caso será investigado também pela Polícia Federal.
Em nota, a PRF disse que o homem resistiu "ativamente" à abordagem durante a ação policial e que foram empregadas técnicas de imobilização por causa da agressividade dele.
Ainda na nota, a PRF informou que "ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil. No entanto, durante o deslocamento, passou mal, foi socorrido e levado para o Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito".
*Com informações do G1 Sergipe
VÍDEO MOSTRA MOMENTO EM QUE HOMEM É ABORDADO
Em um vídeo feito pela população, é possível ver Genivaldo sendo rendido por policiais e colocado no chão. Depois disso, ele é colocado dentro do porta-malas da viatura.
Confira:
Comentários