CORPUS CHRISTI: Qual o significado da data? Por que sempre cai às quintas? Conheça a história do feriado

Entenda o significado da data para a Igreja Católica

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 15/06/2022 às 12:20
Notícia
Eduarda Cabral
Para os católicos, o dia de Corpus Christi celebra o "corpo de Cristo" - FOTO: Eduarda Cabral

O feriado de Corpus Christi faz parte do calendário católico. A origem da solenidade está ligada a um milagre eucarístico do século XIII. A Igreja celebra na quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade, um culto público e solene de adoração, gratidão e amor à Eucaristia, sacramento católico que relembra a Última Ceia

"Corpus Christi" é uma expressão em latim, idioma até hoje em voga nos ritos católicos, que significa "corpo de Cristo". A data também é conhecida como "Corpus Domini" ("corpo do Senhor", em português).

As informações são da Agência Católica de Informação (ACI).

..

Onde surgiu a celebração de Corpus Christi?

A festa surgiu por iniciativa do papa Urbano 4º, que instituiu o Corpus Christi oficialmente por meio da bula Transiturus, em 8 de setembro de 1264, na diocese de Liège, na Bélgica.

A iniciativa foi da freira Juliana de Mont Cornillon. Ela tinha visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.

Além disso, houve outro episódio decisivo: o chamado Milagre de Bolsena, quando, em meados do século XIII, pe. Pedro de Praga, duvidou da presença de Cristo na Eucaristia, e, enquanto celebrava a Missa, Sagrada Hóstia sangrou, manchando o corporal.

Papa Urbano IV mandou que o corporal fosse levado até ele. Isso foi feito em procissão e, quando o pontífice os encontrou na entrada da cidade, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

Mais tarde, em 1264, o papa publicou a Bula Transiturus de hoc mundo, com a qual ordenou que a Solenidade de Corpus Christi fosse celebrada em toda a Igreja na quinta-feira após o domingo da Trindade.

..

Quando é Corpus Christi?

A festa acontece na quinta-feira imediatamente depois do domingo da Santíssima Trindade —que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao Pentecostes.A celebração dessa solenidade consta de uma Missa, procissão e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Neste ano, a data é celebrada em 16 de junho. 

No Brasil, uma tradição que se espalhou pelas cidades do país é a confecção de tapetes para a passagem da procissão. Os desenhos dão ênfase aos temas sobre a Eucaristia.

Comentários