DIA DE SÃO PEDRO: Conheça a história do ‘santo das chuvas’ considerado o 1º papa

Data é celebrada no dia 29 de junho pelos católicos

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 28/06/2022 às 11:06
Notícia
Marcos Heli/ TV Jornal
São Pedro - FOTO: Marcos Heli/ TV Jornal

São Pedro é um santo tão popular que mesmo quem não é católico já deve ter ouvido falar dele. Pedro foi, entre os 12 discípulos de Jesus Cristo, o designado pelo Messias para edificar a sua igreja, e considerado, então, o primeiro papa da Igreja Católica.

LEIA AQUI: DIA DE SÃO PEDRO: veja qual é o dia do santo e porque ele é considerado santo da chuva

O santo é também conhecido como aquele que controla as chuvas e que tem a função de aceitar os fiéis no céu, por ter as chaves do portal celestial, como indica o texto bíblico.

..

Veja:

"Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai, que está nos céus.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." Mateus 16:15-19

PADROEIRO DOS PESCADORES

São Pedro ainda foi escolhido como padroeiro dos pescadores, pois essa era sua profissão na época em que Cristo lhe convidou para ser um discípulo.

Pedro acabou se tornando o líder do grupo dos 12 apóstolos. Após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus, ele assumiu a coordenação dos trabalhos. É por isso que Pedro é considerado o primeiro bispo de Roma, isto é, o primeiro papa da história.

Católicos de todo o mundo celebram e relembram a história de São Pedro no dia 29 de junho. As cerimônias começam ainda na véspera da data, principalmente as que envolvem as fogueiras, costume dos festejos do mês de junho.

 

*Com informações UOL Educação

Comentários