O Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. O óbito foi registrado nessa quinta-feira (28), em Uberlândia (MG). O paciente era um homem com baixa imunidade.
No sábado (23), Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos como uma "emergência de saúde global".
..
Mais de 18 mil casos e 5 mortes pela doença já foram relatados em 78 países. Mais de 70% das infecções vêm da Europa e 25%, das Américas.
Até a quarta-feira (27), o Brasil tinha 978 casos confirmados de varíola dos macacos, em 15 estados e no Distrito Federal:
- São Paulo (744)
- Rio de Janeiro (117)
- Minas Gerais (44)
- Paraná (19)
- Distrito Federal (15)
- Goiás (13)
- Bahia (5)
- Ceará (4)
- Santa Catarina (4)
- Rio Grande do Sul (3)
- Pernambuco (3)
- Rio Grande do Norte (2)
- Espírito Santo (2)
- Tocantins (1)
- Mato Grosso do Sul (1)
- Acre (1)
SINTOMAS
A varíola dos macacos é uma doença rara que provoca pústulas que se proliferam pelo corpo, febre, calafrios e dores, entre outros sintomas.
As suspeitas quando identificadas ainda seguem uma investigação no intuito de descartar as doenças que se enquadram como diagnóstico diferencial, como a varicela (catapora), sarampo, dengue, zika, chikungunya, herpes zoster, herpes simples, infecções bacterianas de pele, sífilis, reações alérgicas, entre outras.
*Com informações do G1
Comentários