casos

VARÍOLA DOS MACACOS: Pernambuco confirma primeiro caso e investiga três suspeitas da doença

Estado recebeu quatro notificações da doença e confirmou um caso importado

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 13/07/2022 às 7:22
Notícia
Foto: iStock
Varíola dos Macacos no Brasil - FOTO: Foto: iStock

Na noite desta terça-feira (12), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou que Pernambuco confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox). Além disso, mais três casos suspeitos da doença estão sendo investigados.

De acordo com a SES-PE, até o momento, Pernambuco não registra transmissão local da varíola dos macacos, já que ocaso confirmado é importado, de um morador de São Paulo. Os outros casos notificados possuem histórico de viagens para o exterior e/ou para estados brasileiros que já confirmaram disseminação comunitária.

..

Sobre os três novos casos suspeitos, todos são do sexo masculino. Dois deles são residentes do Estado de Pernambuco, dos municípios de Jaboatão dos Guararapes (1), Recife (1). Um terceiro é morador do Estado do Rio de Janeiro. As faixas etárias são: 20 a 29 (2) e 40 a 49 (1).

NÚMEROS NO BRASIL

O Brasil já tem 219 casos confirmados de varíola dos macacos. Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo tem o maior número de casos: 158. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, soma 34 confirmações da doença.

Comentários