Saúde

Caruaru confirma dois primeiros casos de Varíola dos Macacos no município

Pacientes também testaram positivo para sífilis

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 02/09/2022 às 7:38
Notícia
CDC/REPRODUÇÃO
ESTATÍSTICA Nas Américas, a maioria dos casos foi detectada entre homens que fazem sexo com homens - FOTO: CDC/REPRODUÇÃO

A Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, anunciou nessa quinta-feira (1º) que foram confirmados os dois primeiros casos positivos de Varíola dos Macacos (Monkeypox) na cidade.

Tratam-se de um homem de 27 anos e uma mulher de 20. Segundo a prefeitura, eles também testaram positivo para sífilis.

De acordo com a nota emitida nas redes sociais da prefeitura, após entrevista epidemiológica realizada pelas equipes de Vigilância em Saúde foi identificado que não há correlação entre os casos e nenhum dos pacientes relataram viagens recentes.

..

Ainda segundo a nota, nenhum outro parente ou familiar das pessoas com casos confirmados apresentaram sintomas da doença.

Os casos de varíola no município foram confirmados por exames laboratoriais do tipo RT-PCR coletados e enviados para análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (LACEN/PE).

A prefeitura de Caruaru informou também que as medidas de controle foram adotadas imediatamente, como isolamento e rastreamento de contatos.

Caruaru tem 16 casos notificados da doença até o momento. Dois deles estão confirmados, oito em investigação e seis foram descartados.

Varíola dos Macacos: Infectologista explica principais sintomas da doença

Comentários