inédito

Homem testa positivo para varíola dos macacos, covid-19 e HIV ao mesmo tempo

Médicos apontam que o caso enfatiza a probabilidade da transmissão do vírus monkeypox pelas relações sexuais ser a forma predominante

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 26/08/2022 às 8:45
Notícia
FREYA KAULBARS / RKI ROBERT KOCH INSTITUTE / AFP
TRANSMISSÃO Prevalência de contágio do vírus é por contato íntimo, segundo o Ministério da Saúde - FOTO: FREYA KAULBARS / RKI ROBERT KOCH INSTITUTE / AFP

Um homem de 36 anos testou positivo para os vírus da varíola dos macacos (monkeypox), da covid-19 (SARS-CoV-2) e o HIV. O caso registrado de coinfecção pelos vírus é inédito na literatura médica e foi relatado na revista científica Journal of Infection por cientistas da Universidade da Catania, na Itália. As informações são do portal g1.

De acordo com o artigo, o paciente esteve na Espanha entre os dias 16 e 20 de junho. Após o período, ele apresentou febre, dor de garganta, dor de cabeça e fadiga. O primeiro diagnóstico foi para covid-19.

..

Em seguida, o homem apresentou uma erupção no braço esquerdo e outras lesões surgiram no corpo. O paciente fez teste para monkeypox e a infecção foi confirmada.

Aos médicos, o homem contou ter relações sexuais durante a viagem à Espanha, sem uso de preservativos. Os profissionais de saúde realizaram testes para uma série de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Ele acabou sendo diagnosticado com HIV-1, a versão mais comum do vírus.

Já no sexto dia, apesar dos testes seguirem positivos para covid-19 e monkeypox, o paciente recebeu alta e voltou à casa para cumprir isolamento e começar o tratamento contra o HIV.

Comentários