PESQUISA ELEITORAL: vantagem de Lula sobre Bolsonaro caiu? Veja pesquisa DATAFOLHA para presidente 2022

Novos números aumentam as possibilidades de um segundo turno
Gabriela Luna
Publicado em 03/09/2022 às 11:20
Lula (PT) e Bolsonaro (PL) são os correntes que lideram as pesquisas eleitorais para presidente em 2022. Foto: Nelson Almeida/AFP e Marcos Corrêa/PR


A um mês das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve sua vantagem nas intenções de voto reduzida a 13 pontos sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º).

Trata-se da primeira pesquisa após o primeiro debate presidencial. Os novos números aumentam as possibilidades de um segundo turno entre os dois candidatos.

Na pesquisa de 18 de agosto, a diferença entre Lula e Bolsonaro era de 15 pontos percentuais. Agora, o petista tem 45% das intenções de voto, 2 pontos percentuais a menos que na última pesquisa, enquanto Bolsonaro manteve os 32%.

Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) cresceu de 7% para 9% de intenções de voto. A senadora Simone Tebet (MDB) também ganhou pontos e subiu para 5%.

Com a diminuição de vantagem apresentada pela pesquisa, Lula aparece com menos chances de ganhar no primeiro turno: ele teria 48% de votos válidos (excluindo brancos e nulos) contra 34% de Bolsonaro.

SEGUNDO TURNO

De acordo com o Datafolha, o petista superaria o atual presidente por 53% a 38% em um eventual segundo turno.

Foram entrevistadas na pesquisa 5.734 pessoas em 285 cidades brasileiras entre 30 de agosto e 1º de setembro. Os resultados incluem uma margem de erro de +/- 2 pontos.

AGREGADOR DE PESQUISAS JC

A atualização da última semana de agosto do agregador de pesquisas JC/Oddspointer mostra estabilidade na vantagem de Lula (PT), que aparece consolidado na região Nordeste.

 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory