14º SALÁRIO DO INSS: PARCELA ÚNICA de R$ 2.604 é depositada HOJE (09/02) para APOSENTADOS e PENSIONISTAS? Confira as últimas atualizações do PL que propõe o 14º DO INSS

O Projeto de Lei do 14° salário é destinado a cerca de 37 milhões de brasileiros
Gabriela Luna
Publicado em 09/02/2023 às 8:30
Contribuintes que já são aposentados e aqueles que ainda esperam pela aposentadoria podem encontrar meios de aumentar o valor a ser recebido pelo INSS. Foto: Agência Brasil


Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o Brasil aguardam ansiosos pelo pagamento do 14º salário. Entre os aposentados e pensionistas, existe a esperança de que o benefício seja pago em fevereiro.

No entanto, é importante destacar que o 14° salário do INSS ainda é um Projeto de Lei (n° 4367/20), proposto pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). 

14º SALÁRIO DO INSS ESTÁ LIBERADO?

O projeto de lei do 14º salário do INSS se encontra na Câmara dos Deputados. Como ainda está em tramitação, ainda não existe previsão para o pagamento entrar em vigor.

QUEM PODE RECEBER O 14° DO INSS?

De acordo com a proposta, o 14º salário do INSS é destinado a aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS, por Auxílio-Doença ou BPC.

Cerca de 31 milhões de brasileiros estão aptos a receber a parcela extra, segundo o Ministério da Cidadania. 

QUAL SERÁ O VALOR DO 14º SALÁRIO DO INSS?

Aposentado ou pensionista que recebe do INSS um valor igual a um salário mínimo: Deve receber um 14° salário equivalente a um salário mínimo.

Aposentado ou pensionista que recebe do INSS um valor superior a um salário mínimo: Deve receber um 14° salário equivalente a um salário mínimo somado a uma parcela proporcional à diferença entre o salário mínimo e o teto do INSS, estimado em R$ 7.087,22.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory