VOO SUMIDO DA VARIG: O mistério de um avião brasileiro que nunca pousou e ninguém sabe onde estão os passageiros e tripulantes

Avião que saiu de Tóquio, no Japão, e deveria pousar no Rio de Janeiro não é encontrado; caso aconteceu em 1979 e é um dos grandes mistérios da aviação mundial
Gabriel dos Santos
Publicado em 11/06/2023 às 11:04
Aviação; avião Foto: Yeko Photo Studio


Se você ficou intrigado com a história do avião da Malaysia Airlines que sumiu em 2014 sem deixar rastros, vai ficar impressionado com essa história:

É que um voo da extinta Varig que vinha do Japão com destino ao Brasil, em 1979, jamais pousou no destino final, o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. 

O QUE ACONTECEU COM VOO SUMIDO DA VARIG?

O voo Varig 967 era operado por um cargueiro Boeing 707. O avião levantou do chão japonês a partir do Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio, no Japão, no dia 30 de janeiro de 1979, às 20h23.

Antes de pousar no Galeão, na capital fluminense, estava prevista uma escala nos Estados Unidos, mas o avião nunca chegou nem nos EUA.

O QUE SE SABE?

Se sabe que, cerca de 22 minutos após a decolagem, o comandante, Gilberto Araújo da Silva, entrou em contato com o controle de tráfego aéreo. Foi a primeira e última vez.

No contato, Gilberto não reportou nenhum problema com o voo. O avião sumiu sobre o oceano Pacífico sem deixar rastros. Nem corpos foram encontrados.

Avião carregava quadros milionários

O avião transportava 53 quadros do pintor Manabu Mabe. As peças voltavam de uma exposição no Japão, e eram avaliadas em mais de US$ 1,24 milhão.

COMANDANTE JÁ HAVIA SE ENVOLVIDO EM OUTRO VOO PROBLEMÁTICO

O comandante Gilberto era o piloto sobrevivente de outra tragédia da Varig, o Voo RG-820, que em 1973 fez um pouso forçado na França e acabou com 123 pessoas mortas.

Fonte https://observatorio3setor.org.br/

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory