O CEO da OceanGate, Stockton Rush, tentou substituir o piloto do submarino, David Lochridge, por uma contadora, após David levantar questionamentos sobre a segurança do veículo.
Como Diretor de Operações Marítimas, Lochridge tinha a tarefa de "garantir a segurança de toda a tripulação e clientes" que tentavam se aventurar nos destroços do Titanic, de acordo com a revista The New Yorker.
Seu trabalho era avaliar o design e a segurança do Titan, o submarino que infelizmente implodiu algumas semanas atrás a caminho do navio. Também era sua responsabilidade pilotar a embarcação.
Cinco pessoas morreram durante uma viagem em 18 de junho para o Titanic, incluindo o CEO da OceanGate, Stockton Rush, quando a embarcação implodiu a caminho do fundo do mar.
Em 2017, quando a empresa se preparava para os primeiros testes tripulados da embarcação nas Bahamas, Lochridge começou a se preocupar com a viabilidade do casco de fibra de carbono.
O submarino era feito de material da Boeing que, segundo relatos, já havia excedido sua vida útil, e Lochridge temia uma catástrofe iminente com os mergulhos em águas mais profundas.
A pressão no fundo do oceano próximo aos destroços do Titanic é de 6.000 PSI - o suficiente para destruir a maioria das coisas. Se houvesse qualquer falha estrutural no submarino, poderia ser fatal.
Lochridge apresentou suas preocupações à liderança da OceanGate, mas elas foram ignoradas.
Então, o especialista realizou uma análise detalhada do submarino, avaliando suas costuras, peças conectadas e o casco.
Ele considerou que era inseguro. Ele redigiu seu relatório e o enviou para a liderança.
"A comunicação verbal dos principais pontos abordados no meu documento anexo foi ignorada em várias ocasiões, então sinto que devo fazer este relatório para que haja um registro oficial", ele escreveu. "Até que medidas corretivas adequadas sejam implementadas e concluídas, o Cyclops 2 (Titan) não deve ser tripulado durante nenhum dos próximos testes."
Naquele dia, Rush convocou uma reunião para discutir o relatório. Ele e Lochridge discordaram fundamentalmente sobre o que constituía segurança na embarcação.
Depois de duas horas de discussão, Rush demitiu Lochridge. Mas o CEO ainda precisava de um piloto para o Titan.
Ele se voltou para sua diretora de finanças e administração, que preferiu permanecer anônima, e pediu a ela que assumisse o cargo.
"Isso me assustou, ele querer que eu seja a principal pilota, já que minha formação é em contabilidade", ela disse à revista The New Yorker.
Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC
Não localizamos uma assinatura ativa do JC para esta conta.
Para acessar este e outros conteúdos exclusivos, assine aqui.
Seu e-mail não é {{ email }} ou precisa trocar de conta?
Entre novamente.
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Já é assinante?
Selecione o seu plano
{{ plans.first.name }}
R$ {{ plans.first.formatted_price }} /{{ plans.first.subscription_type }}
{{ plans.first.paywall_description }}
{{ plans.second.name }}
R$ {{ plans.second.formatted_price }} /{{ plans.second.subscription_type }}
{{ plans.second.paywall_description }}
{{ plans.third.name }}
R$ {{ plans.third.formatted_price }} /{{ plans.third.subscription_type }}
{{ plans.third.paywall_description }}
Pagamento
Assinatura efetuada com sucesso!
Agora você tem acesso a todo o conteúdo do nosso portal!
voltar para o conteúdoNão foi possível realizar sua assinatura.
Por favor, verifique as informações de pagamento e tente novamente.