Tratamento de HIV no SUS ganha reforço com chegada de novo medicamento; veja previsão e o que muda

Novo medicamento incorpora em uma só dose dois antivirais, importantes para impedir a multiplicação de células doentes no organismo
Gabriel dos Santos
Publicado em 21/07/2023 às 10:10
De acordo com o levantamento inédito no Brasil e realizado em mais de cem países, 81,8% dos que vivem com o HIV acham difícil contar às pessoas sobre sua condição Foto: Foto: Arquivo/Agência Brasil


O Sistema Único de Saúde (SUS) terá um reforço no tratamento de HIV ainda neste ano de 2023, com a chegada de um novo medicamento, o "Dovoto".

NOVO MEDICAMENTO PARA TRATAMENTO DE HIV/AIDS "DOVOTO"

O "Dovoto" é uma mistura de dois antivirais, o dolutegravir e lamivudina, que, normalmente, são administrados separadamente.

O objetivo do Dovoto é bloquear enzimas que o vírus do HIV usa para se multiplicar no organismo do ser humano infectado. O medicamento também reforça o sistema imunológico, prevenindo de novas infecções.

Segundo o portal IG, o Dovoto foi autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda em 2021. Na época, os técnicos da entidade disseram que o Dovoto facilita o tratamento do HIV.

Neste momento, o medicamento está em fase de licitação. A expectativa é de que ele seja disponibilizado no SUS até o próximo mês de dezembro.

BULA DO DOVOTO

De acordo com a bula, o Dovoto é indicado para pessoas com mais de 12 anos de idade e com mais de 40kg de peso corporal.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory