internacional

Após acordo com os EUA, Irã solta 5 estadunidenses presos; entenda trâmite

Biden liberou 6 bilhões de dólares congelados do fundo iraniano em troca dos cinco prisioneiros norte-americanos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 19/09/2023 às 8:52
Notícia
X

Nesta segunda-feira (18), foram liberados cinco norte-americanos que foram presos no Irã. A mobilização ocorre após os Estados Unidos fecharem um acordo com o Irã, pela intermediação do Catar. Entenda a situação. 

5 norte-americanos presos saem do Irã após negociação com Estados Unidos

Após o processo de negociação entre os Estados Unidos e o Irã, que incluiu o descongelamento por parte dos EUA de US$ 6 bilhões do fundo iraniano, os cinco estadunidenses definidos pelo seu país de origem como "detidos injustamente" saíram das terras iranianas. 

Segundo informações apuradas pela CNN, os norte-americanos estão sendo transportados em um jato do governo do Catar em direção à capital do país, Doha. No avião estão os presos, dois familiares dos detidos e o embaixador do Catar no Irã.  Três dos norte-americanos estavam presos no Irã há mais de cinco anos

Ainda na segunda-feira, o Catar, que intermediou a negociação, notificou ambos os países de que o valor anteriormente preso nos bancos da Coreia do Sul já estava no país. Os recursos foram apontados para CNN como valores advindos da venda de petróleo para os EUA durante a administração do ex-presidente Donald Trump

Apesar de conseguir ter acesso aos valores descongelados pelos Estados Unidos, os funcionários do presidente Biden apontaram que os recursos só poderão ser utilizados para compras humanitárias. Além disso, foi determinado que cada transação será monitorada pelo Departamento do Tesouro dos EUA. 

Tags

Autor