BRASÍLIA - O Solidariedade decidiu expulsar o advogado Hery Kattwinkel do partido, após o defensor divulgar fake news, discurso de ódio e confundir "O Príncipe" com "O Pequeno Príncipe", durante sessão no STF.
O QUE O ADVOGADO FEZ?
Segundo o Solidariedade, durante a sessão de julgamento do caso 8 de Janeiro, o advogado atacou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e endossou discurso de ódio.
O advogado defendeu Thiago de Assis Mathar, que acabou pegando 14 anos de prisão por participar da tentativa de golpe contra o Brasil no início de janeiro.
Logo após a fala de Kattwinkel, o ministro Alexandre de Moraes disse ser "patético e medíocre" propagar discurso de ódio na tribuna do STF.
DECISÃO DO SOLIDARIEDADE
"O Sr. Hery Waldir Kattwinkel Júnior ocupou a tribuna do Supremo Tribunal Federal para protagonizar um grotesco espetáculo de ataques aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, verbalizando e endossando o discurso de ódio, não raro permeado de fake news, que contaminou parte da sociedade brasileira", diz a nota do partido.
Segundo o partido, a fala do advogado se assemelha a discurso político "em evidente atuação performática para gerar engajamento nas hostes radicais da política brasileira".
"Deliberamos pela expulsão do membro, reiterando o nosso respeito às leis brasileira, nosso compromisso com a Democracia e o respeito as instituições públicas brasileiras", publicou em nota.