Após a pesquisa Genial/Quaest divulgar o levantamento de setembro com a opinião do mercado financeiro, os resultados não são boas para o governo Lula (PT). Junto com a queda no otimismo para a economia nos próximos meses, também houve diminuição na avaliação do ministro Fernando Haddad e do presidente Lula. Veja os números.
Expectativas para economia brasileira em queda no mercado financeiro
A questão econômica no Brasil é o principal motivo para diminuição da avaliação do governo Lula pelo mercado financeiro. Entre o levantamento de julho e o atual, houve uma queda de 17 pontos percentuais entre aqueles que consideram que a situação econômica terá melhora. Veja os índices:
- Economia deve melhorar: 36% (-17)
- Economia deve piorar: 34% (+13)
- Economia deve ficar do mesmo jeito: 30% (+4)
Lula tem queda em setembro na avaliação com mercado financeiro
As perspectivas do mercado financeiro para gestão de Lula estavam melhores no último levantamento, em julho, mas o índice volta a oscilar positivamente em setembro, flutuando em três pontos para cima, chegando em 47%.
Enquanto isso, o número de avaliações positivas caiu em 8 pontos desde a pesquisa de julho. Houve um crescimento de cinco pontos no número de opiniões regulares, mas o cenário continua negativo para Lula. Confira os novos índices comparando com os dados do levantamento anterior:
- Avaliação negativa: 47% (+3)
- Avaliação regular: 41% (+5)
- Avaliação positiva: 12% (-8)
REFORMA TRIBUTÁRIA: O QUE MUDA no sistema e como isso afeta seu dia a dia
Avaliação positiva de Haddad no mercado financeiro tem quase 20 pontos de queda
Após um crescimento de quase 40 pontos na avaliação positiva do ministro Fernando Haddad na pesquisa de julho, os índices caíram em 19 pontos para o líder da Fazenda no país.
Com a forte queda, o número de opiniões negativas também aumentou 12 pontos, enquanto a opinião regular cresceu em 7 pontos. Confira a avaliação do mercado financeiro sobre Haddad em setembro:
- Avaliação positiva: 46% (- 19)
- Avaliação regular: 31% (+ 7)
- Avaliação negativa: 23% (+ 12)
Mais sobre a Pesquisa Genial Quaest
A pesquisa entrevistou online 87 fundos de investimentos em São Paulo e Rio de Janeiro entre 13 a 18 de setembro.