O jornal russo Vedomosti indicou que o presidente russo, Vladimir Putin, irá visitar a China no mês de outubro. Essa é a primeira viagem internacional de Putin desde que o líder da Rússia teve um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional.
Putin vai para China em outubro em 1º viagem internacional desde mandado de prisão
Segundo o jornal russo, Putin irá para China em outubro. O convite ao país foi feito pelo ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, durante um encontro dos dois em São Petersburgo, na Rússia.
Essa viagem será a primeira de Putin desde que o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandato de prisão contra o líder russo, a alegação é de que a Rússia estava deportando crianças da Ucrânia, o governo nega tal acusação.
A única informação sobre a viagem foi a trazida por Nikolai Patrushev, o secretário do Conselho de Segurança da Rússia. Segundo a Reuters para o UOL, Patrushev indicou que em outubro Putin irá se encontrar com Xi Jinping, presidente da China, em Pequim.
A divulgação do Vedomosti foi uma confirmação oficial de que a viagem para China ocorrerá em breve. Desde o mandato de prisão Putin não tem saído do país, recebendo líderes na Rússia. Mesmo assim, o presidente russo também já aceitou o convite de Kim Joung-un para ir até a Coreia do Norte.