A chamada "superquarta" de eventos na área econômica já está movimentando o mercado financeiro. Na manhã desta quarta (20), o dólar está em queda, enquanto o Ibovespa aparece em alta. Principal mudança para as alterações é a votação da taxa de juros básica nos Bancos Centrais do Brasil e dos Estados Unidos.
Dólar cai em expectativa de corte da Taxa Selic
Como tudo indica que o Comitê de Política Monetária (Copóm) do Banco Central brasileiro irá diminuir em 0,5% a Taxa Selic no país, enquanto que nos Estados Unidos as apostas estejam na manutenção da taxa de juros, o real consegue se valorizar mais em relação ao dólar.
Nessa lógica, às 10h10 foi apresentado que o dólar está em queda de 0,57%, chegando em R$ 4,8446. Como o dólar fechou esta terça-feira (19) em alta, a movimentação teve uma importante alteração com o aguardo pelas decisões dos Bancos Centrais de cada país.
A partir da grande expectativa para que a taxa básica de juros brasileiro chegue em 12,75%, menor Selic em 16 meses, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do país, está em alta de 0,48%, chegando em 118.411 pontos. Essa também é uma alteração grande, já que ontem o mercado brasileiro fechou em queda de 0,40%.
O anúncio da nova taxa de juros pelo Copom está programado para ocorrer por volta das 18h30, após o fechamento dos mercados, com seus efeitos sendo percebidos no dia seguinte. Enquanto isso, os resultados da decisão de política de juros nos Estados Unidos serão divulgados às 15h, o que pode ter impacto no mercado ainda durante esta quarta-feira.