O presidente Lula (PT) está lançando nesta quarta-feira (20), junto ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, uma “Coalizão Global pelo Trabalho”, que visa o fortalecimento dos direitos trabalhistas.
“Aplicativos e plataformas não devem abolir as leis trabalhistas pelas quais tanto lutamos”, disse o petista, que tem batalhado no Brasil por uma legislação que dê garantias a esses prestadores de serviço em casos de afastamentos forçados, causados por acidentes, por exemplo", comentou o presidente.
Os dois líderes têm um encontro agendado em Nova York, EUA, para esta quarta. A expectativa é que, após a reunião, os chefes de estado assinem a "Coalizão Global pelo Trabalho", um documento a favor dos sindicatos e da regulamentação dos serviços prestados por meio de aplicativos.
Segundo informações de fontes ligadas ao assunto, o documento terá como base os princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e reforçará a definição de "trabalho digno", bem como promoverá a proteção social.
Os princípios que serão divulgados nesta quarta-feira têm sido objeto de negociações entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil ao longo do ano de 2023.
Como exemplo, em julho, o ex-presidente Lula compartilhou um registro de uma reunião com esse intuito realizada no Palácio da Alvorada, sua residência oficial.
“Reunião de debate e trabalho para elaboração de propostas para um futuro com empregos de qualidade e com direitos, iniciativa que estamos construindo em parceria com o governo do presidente Joe Biden”, escreveu o petista.
*Com informações do Metrópoles e CNN Brasil.