internacional

Bolívia: Evo Morales anuncia candidatura para eleições presidenciais do país

Evo Morales anuncia nova candidatura para presidência da Bolívia nas eleições de 2025. Ação representa rompimento com seu ex-ministro da Economia e atual presidente do país, Luis Arce.

Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 25/09/2023 às 8:46 | Atualizado em 26/09/2023 às 6:18
Evo Morales anuncia nova candidatura para presidência da Bolívia nas eleições de 2025. Ação representa rompimento com seu ex-ministro da Economia e atual presidente do país, Luis Arce.
Evo Morales anuncia nova candidatura para presidência da Bolívia nas eleições de 2025. Ação representa rompimento com seu ex-ministro da Economia e atual presidente do país, Luis Arce. - Foto: HO / BOLIVIAN PRESIDENCY / AFP

Neste domingo (24), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales anunciou em suas redes socais que planeja se candidatar novamente para as eleições presidenciais. Em sua fala, o político disse que foi "obrigado" por ataques contra ele. 

Evo Morales indica que concorrerá para Presidente da Bolívia novamente

Em uma publicação no X, antigo Twitter, Evo Morales afirmou que irá se candidatar para presidência da Bolívia nas eleições de 2025. Morales indicou que foi "obrigado pelos ataques do governo" a se candidatar". Evo foi o primeiro político a anunciar sua candidatura para o próximo pleito.

Um dos principais pontos apresentados por Morales para se candidatar novamente à presidência seria os planos do atual governo, liderado pelo seu ex-ministro da Economia, Luis Arce

A movimentação apresenta um rompimento de Morales e Arce dentro do partido governista MAS. Em sua fala na rede social, o ex-presidente da Bolívia agradece por aqueles que os alertaram do plano do governo em "nos prender e nos entregar para os Estados Unidos".

 

Leia Também

Veja a publicação de Morales sobre sua candidatura para 2025 na Bolívia: 

Morales liderou a Bolívia por 14 anos. O ex-presidente só deixou o poder em 2019, quando concorreu para um quarto mandato, a eleição foi marcada por alegações de fraude. Após a situação, Evo saiu do país e indicou que foi vítima de um golpe da direita do país apoiada pelos Estados Unidos. 

Depois de 11 meses de governo provisório, Luis Arce foi eleito em outubro de 2020, o que garantiu que Evo Morales retornasse para Bolívia. O anúncio da candidatura apresenta um rompimento entre os dois líderes. 

Evo Morales anuncia que vai concorrer à presidência na Bolívia

Tags

Autor

Webstories