Ainda na noite deste domingo (1º), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou dados que apontam um aumento na participação popular para as eleições dos conselhos tutelares. As informações estimam uma elevação de 10% no número de votos desta edição.
Participação popular nas eleições para Conselho Tutelar aumenta em 10%
De acordo com os dados apresentados quando a maioria das apurações ainda estavam em curso, houve uma tendência geral de aumento no número de votantes nas urnas eletrônicas das eleições para conselho tutelar.
O secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira da Silva, atribuiu ao Governo Federal a melhora da participação popular nas eleições para o conselho tutelar. De acordo com Cláudio, os esforços da gestão para apresentar a importância dos conselheiros tutelares contribuíram para o aumento no índice de votantes.
Apesar dessa fala, a campanha entre influencers, como a comunicadora Gabi Oliveira (@gabidepretas), também trouxe aproximação com a temática na internet e incentivou novos grupos para ir às urnas neste domingo.
Com diversidade entre cidades, os resultados parciais indicam que o número de eleitores que compareceram às urnas neste domingo aumentou em pelo menos 10%. Na cidade de Joinville (SC) a elevação dos votos foi a maior do país (até o último registro do Ministério dos Direitos Humanos), com 50% a mais de votantes neste ano.
Enquanto votava em sua região, o ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania) indicou que pretende aprimorar as eleições unificadas para conselheiros tutelares ao buscar criar formas de responsabilizar os conselheiros que se distanciarem do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A ilha de Fernando de Noronha (PE) foi o primeiro local do país a finalizar as apurações, com 347 votos as eleições do local detiveram um aumento de 11% no eleitorado.