Aproximadamente 12 tremores de terra foram registrados entre a noite dessa quarta-feira (25) e madrugada desta quinta-feira (26) em Caruaru, São Caetano e Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco.
De acordo com o laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o tremor mais forte ocorreu por volta das 22h18 e teve magnitude de 2.7 na Escala Richter (ER).
Ainda segundo o monitoramento, o segundo maior tremor teve magnitude de 1.7 ER.
Costumam ser comuns no Brasil tremores de baixa magnitude, principalmente na Região Nordeste. Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.
POR QUE TEM TREMOR DE TERRA EM PERNAMBUCO?
Segundo o geofísico Eduardo Menezes, os tremores em Pernambuco ocorrem por causa de falhas geológicas da Placa Sul-Americana.
"Na realidade estamos no meio de Placa Sul-Americana. No meio dela, nós temos áreas em que ocorrem os chamados 'tremores intraplaca'. Nós temos várias áreas que possuem falhas geológicas, que entram em atividade em função dos esforços que atuam no interior da Terra que geram essas vibrações", explica.