padrinho político

Em 1º encontro após oficialização de apoio, Lula leva Boulos para evento oficial em São Paulo

Lula e Guilherme Boulos tem primeiro evento público juntos desde oficialização do apoio do PT para candidatura de Boulos para Prefeitura de São Paulo. Encontro com pauta habitacional foi escolhida a dedo para destacar o deputado

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 16/12/2023 às 12:37
X

O presidente Lula (PT) iniciou neste sábado (16) suas atividades como padrinho político do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que pretende se candidatar novamente à Prefeitura de São Paulo.

O primeiro evento de Lula como cabo eleitoral de Boulos foi estrategicamente vinculado à pauta da habitação e ao anúncio das obras de um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida, realizado em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Boulos, que também é líder do movimento, estava no palanque da cerimônia.

Lula leva Boulos para palanque de evento do Minha Casa, Minha Vida em São Paulo

Ricardo Stuckert/PR
Da esquerda para direita: deputado Guilherme Nunes, presidente Lula e ministro da Fazenda Fernando Haddad durante evento de início das obras do empreendimento "Copa do Povo" para criação de habitacionais do Minha Casa, Minha Vida construídos pelo MTST - Ricardo Stuckert/PR

O evento deste sábado marcou o primeiro encontro entre Boulos e Lula desde que o PT oficializou seu apoio ao deputado do PSOL na disputa pela prefeitura de São Paulo. A cerimônia para marcar o início das obras do empreendimento "Copa do Povo" para o Minha Casa, Minha Vida contou com a participação de políticos do PT, PSOL, e outras siglas da coligação em SP, além de membros do governo Lula.

O empreendimento "Copa do Povo" será construído em uma área ocupada pelo MTST em protesto próximo a uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O projeto visa restabelecer o diálogo entre os Executivos federal, estaduais e municipais com os movimentos sociais de ocupação e prevê que 2650 apartamentos sejam construídos pelo próprio MTST.

Segundo Boulos, durante um evento para anunciar colaboradores de seu futuro programa de governo, a Copa do Povo representa o maior programa de habitação popular da cidade, gerido pelo MTST, desmistificando a noção de que o movimento sem-teto se limita a invasões e ataques. Ele destacou que a área já estava pronta para habitações desde 2019, mas a gestão de Bolsonaro "não olhava para o povo".

O anúncio do empreendimento para o Minha Casa, Minha Vida acontece em meio às articulações de Lula para que a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, retorne ao PT e seja candidata a vice de Boulos.

Suplicy integra o secretariado do atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), e saiu do PT em desentendimento, mas Lula deve aproveitar sua visita a São Paulo para tentar persuadir a ex-prefeita, como revelou a coluna de Lauro Jardim, do Globo.

Assista ao vivo: Lula assina início de obras do empreendimento "Copa do Povo"

Tags

Autor