Neste sábado (16), o presidente Lula anunciou que irá construir duas novas instituições de ensino em São Paulo. A declaração ocorreu durante a cerimônia de início das obras de adaptação da ocupação "Copa do Povo", na Zona Leste de São Paulo, em um novo conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida.
Lula anuncia construção de nova Universidade e Instituto Federal em São Paulo
Enquanto celebrava o início das construções do novo conjunto habitacional na cidade de São Paulo, o presidente Lula anunciou que, no início de 2024, serão iniciadas as obras de uma Universidade Federal na Zona Leste da cidade.
Além disso, revelou planos para a criação de um Instituto Federal no bairro Jardim Ângela, localizado na Zona Sul de São Paulo. Ambas as instituições terão sua sede em áreas periféricas, afastadas do centro da cidade.
De maneira casual, Lula citou: "Talvez eu venha aqui, logo no começo do ano que vem, anunciar o começo da construção da Universidade da Zona Leste".
Lula elogia Haddad e celebra aprovação da Reforma Tributária nesta sexta (15)
No decorrer da cerimônia de assinatura das novas unidades habitacionais em Itaquera, Zona Leste da cidade, Lula expressou sua satisfação com a aprovação da Reforma Tributária, que ocorreu na sexta-feira (15) na Câmara dos Deputados. Para Lula, a aprovação representa um "fato histórico" para o Brasil.
Luiz Inácio também destacou a atuação dos ministros envolvidos na articulação com o Congresso Nacional para a aprovação da Reforma. Em particular, elogiou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), presente no evento, afirmando que merecia uma salva de palmas pelo seu desempenho.
"Ontem nós conseguimos aprovar uma política de reforma tributária numa votação democrática, num Congresso em que a gente tem minoria, mas a capacidade do Haddad, do Alexandre Padilha [ministro das Relações Institucionais], do [senador] Jaques Wagner, do deputado José Guimarães, foi tão grande que a gente pela primeira vez conseguiu aprovar uma reforma tributária", declarou Lula.
Veja Lula no evento de assinatura do início das obras do Minha Casa, Minha Vida no "Copa do Povo"
Tarcísio e Nunes não marcam presença, e Lula alfineta indiretamente
Antecipando as expectativas para a eleição à Prefeitura de São Paulo, na qual Lula apoia o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), o presidente alfinetou indiretamente o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), ambos convidados, mas ausentes no evento.
Ao lado de Boulos, também líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MTST), Lula afirmou: "Eles [Tarcísio e Nunes] foram convidados e não vieram, mas se viessem seriam tratados com maior respeito, porque educação a gente aprende em casa."
Lula escolheu o empreendimento em parceria com o MTST como palco para seu primeiro evento como cabo eleitoral de Boulos.