Nesta sexta-feira (22), o Governo de Pernambuco liberou no Diário Oficial do Estado o edital do concurso público para as vagas na Polícia Civil. No mesmo dia da publicação do material, também foram iniciadas as inscrições para seleção.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) citou o concurso como "mais uma ação do Juntos pela Segurança [novo programa de segurança do estado].
Vagas para o Concurso Público da PCPE
No total, o concurso garantirá 445 vagas, divididas em três diferentes cargos:
- 250 para Agente de Polícia (exigido ensino superior completo em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação de, no mínimo, tipo B)
- 150 para Escrivão de Polícia (exigido ensino superior completo em qualquer área e CNH de pelo menos tipo B)
- 45 para Delegados (exigido ensino superior completo em Direito e prática jurídica de, no mínimo, três anos e CNH de pelo menos tipo B)
Informações sobre provas e inscrições para o concurso público da Polícia Civil de Pernambuco
As inscrições se iniciam nesta sexta-feira e estão disponíveis até 15 de janeiro. A data de realização das provas dependerão do cargo almejado. No Recife, as seleções ocorrerão:
- Dia 25 de fevereiro para os cargos de agente de Polícia e Escrivão de Polícia
- Dia 03 de março para o cargo de Delegado de Polícia
A banca de realização das provas é o Centro de Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O edital estava previsto para ser lançado em 15 de dezembro, mas após uma mudança na lei geral das polícias civis, foi necessário um atraso para readequação do edital.
O material publicado pela Secretaria de Administração apresenta que o concurso realizado tenha validade de dois anos para homologação de seus resultados.
A primeira etapa do concurso público para Polícia Civil será dividido em duas etapas com múltiplas avaliações
- Etapa de provas avaliativas compostas por:
- Provas objetivas
- Provas discursivas
- Prova prática de digitação
- Exames Médicos
- Prova de capacitação física
- Avaliação psicológica
- Investigação social
- Prova oral
- Avaliação de títulos (é o único classificatório e é apenas para o cargo de Delegado)
- Curso de Formação Profissional (também com caráter eliminatório)
5% dos cargos estão previstos para pessoas com deficiência, apenas podendo ser ocupado por pessoas sem deficiência caso não haja inscrições ou aprovação de candidatos PCD.