O cenário empresarial tem testemunhado com entusiasmo as transformações promovidas no setor portuário, uma peça-chave no fluxo comercial internacional do Brasil.
Dois nomes políticos que se destacam para o empresariado como impulsionadores dessas mudanças são a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e o ministro de Portos e Aeroportos no governo Lula (PT), Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).
Ações de Raquel Lyra e Silvio Costa Filho sobre portos recebem reconhecimento do setor empresarial
Líderes empresariais têm expressado sua alegria pelas alterações implementadas no setor portuário, responsável por 95% do comércio exterior brasileiro. Muitos destacam a contribuição significativa de Raquel Lyra e Silvio Costa Filho para essas mudanças.
O papel do ministro de Portos e Aeroportos, que lidera diretamente a pasta responsável pelo setor portuário, é reconhecido por garantir a inclusão do Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto) na Reforma Tributária. Esse incentivo visa estimular o desenvolvimento de uma infraestrutura mais robusta nas redes portuárias brasileiras.
Embora o Reporto já existisse, era necessário incluí-lo na Reforma Tributária para evitar impactos negativos durante o desenvolvimento do projeto de lei. Vale ressaltar que esse incentivo tinha prazo de validade até 31 de dezembro de 2023 até a mobilização no Congresso.
De acordo com o vice-presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários, Manoel Ferreira, a atuação de Silvio Costa junto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi fundamental para a inclusão do Reporto.
Quanto a Raquel Lyra, o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários de Pernambuco, Roberto Miranda, afirma que foi a governadora quem assegurou a autorização para a licitação das obras de dragagem no canal interno do Porto de Suape. Essa medida permitirá a atracação de navios de maior porte no porto.
Miranda destaca que essa decisão posicionará o Porto de Suape como um dos mais capacitados operacionalmente no Brasil, o que contribuirá significativamente para o desenvolvimento econômico regional.
O edital para a licitação do projeto, que terá um custo total de R$ 204 milhões, sendo R$ 101 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi lançado em 22 de dezembro.