O presidente Lula (PT) desembarca em Pernambuco na tarde desta quinta-feira (18) para sua primeira visita em 2024 ao estado. A visita faz parte de uma série de compromissos de Luiz Inácio no Nordeste ao longo desta semana, que inclui passagens pela Bahia e Ceará.
LULA APRESENTA INVESTIMENTOS, PROGRAMAS E PARTICIPA DE ASSINATURA DA ESCOLA DE SARGENTOS
A agenda do presidente em Pernambuco destaca a apresentação de novas obras de infraestrutura. Lula tem previsão de chegada ao Recife às 14h10, de onde seguirá para uma visita à Refinaria Abreu e Lima, alvo de novos investimentos do Governo Federal. Estima-se que serão necessários cerca de R$ 6 bilhões para concluir as obras na refinaria.
O anúncio dos novos investimentos na Refinaria de Abreu e Lima, localizada em Ipojuca (PE), contará com a participação do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Espera-se que o novo aporte do Governo Lula permita ampliar a produção da refinaria para 260 mil barris de petróleo por dia. A cerimônia está marcada para as 15h15, conforme a agenda oficial.
O Blog de Jamildo já antecipou de que durante sua visita à Refinaria Abreu e Lima, Lula anunciará um novo programa social, intitulado Programa Autonomia e Renda. O foco desse projeto será oferecer cursos profissionalizantes para a formação continuada de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.
Na sexta-feira (19), está previsto que Lula participe da troca de postos no Comando Militar do Nordeste (CMNE) às 9h, no bairro do Curado, no Recife (PE). O presidente também planeja visitar o terreno destinado à construção da nova Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército, em Abreu e Lima, onde, às 10h40, participará da solenidade de assinatura do Termo de Compromisso para a construção da instituição.
Apesar dos preparativos para protestos, principalmente por membros da causa ambiental contrários à entrada da ESA em área de proteção ambiental, o Exército já adiantou a disposição de ajustar o projeto da Escola de Sargentos, fragmentando-o para reduzir a área de supressão vegetal.
Durante coletiva de imprensa na quarta-feira (17), o general Joarez Alves Pereira Júnior afirmou que o plano é relocar a Vila Militar do mesmo local da Escola de Sargentos, reduzindo a supressão vegetal de 180 hectares para 90.
- Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.