Após os deputados federais iniciarem uma petição, que já está com 143 assinaturas,em que pedem o impeachment do presidente Lula (PT), membros do Senado se mobilizam junto aos parlamentares da outra Casa para realizar um ato em defesa da saída de Luiz Inácio.
PEDIDO DE IMPEACHMENT DE LULA
De acordo com Igor Gadelha do portal Metrópoles, os senadores e deputados já estão planejando um ato no Senado Federal para a próxima semana, onde está prevista uma entrega simbólica do pedido de impeachment contra Lula.
Embora a ação esteja sendo organizada no Senado, o requerimento oficial será encaminhado à Câmara dos Deputados. A deputada Carla Zambelli (PL-SP), responsável pela iniciativa, adiou duas vezes o protocolo do pedido para agregar mais assinaturas.
Apesar da participação dos senadores no ato, apenas os deputados assinarão o pedido de impeachment contra Lula. Isso visa evitar possíveis problemas que poderiam surgir com a participação de senadores como relatores do processo, caso seja aberto.
- Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.
O ato simbólico no Senado Federal, portanto, servirá como uma demonstração de apoio por parte dos senadores que não podem assinar o pedido oficialmente, mantendo a coesão do movimento. Além disso, essa manifestação pode seguir a mesma lógica da prevista para o evento de Jair Bolsonaro (PL) no próximo domingo (25).
A iniciativa para um novo pedido de impeachment contra Lula surge em meio à polêmica causada pelas declarações do presidente, que comparou a atuação de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto. Essa controvérsia resultou na declaração de Luiz Inácio como "persona non grata" em território israelense, gerando uma crise diplomática entre os dois países.