DESCOBERTA

Megaestrutura de 10 mil anos construída pelo homem é descoberta por arqueólogos no fundo do Mar Báltico

Arquitetura de caça já é considerada uma das maiores registradas

Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 15/02/2024 às 6:00
Modelo 3D do Blinkerwall. - Philipp Hoy, da Universidade de Rostock.

Ruínas submersas no fundo do Mar Báltico foram descobertas por arqueológos, revelando uma megaestrutura construída por caçadores há mais de 10 mil anos.

A estrutura, conhecida como Blinkerwall e que mede quase 1 quilômetro de comprimento, já é considerada uma das mais antigas estruturas construídas pelo homem com objetivo de caça. Além disso, também é uma das maiores construções da Idade da Pedra na Europa.

A Blinkerwall foi encontrada recentemente por uma equipe da Universidade de Kiel, Rostock e do Instituto Leibniz de Pesquisa do Mar Báltico, na Baía de Mecklemburgo, ao longo da costa norte da Alemanha.

Estrutura está a uma profundidade de 21 metros

De acordo com os pequisadores, que utilizaram drones e navios para realizar a pesquisa na área, a construlão tem uma profundidade de 21 metros e é composta por pelo menos 1.600 pedras, colocadas lado a lado por uma distância de 971 metros.

A forma e distrância que compõem a construção descarta a possibilidade de que a estrutura tenha sido formada a partir de processos naturais, segundo a IFLSciense.

Os estudiosos apontaram que a estrutura era usada para ajudar na caça das renas que eram presentes na região, pois a orientação topográfica sugeriu que a estrutura foi montada justamente nas rotas de migração  dos animais.

*Com informações do Olhar Digital.

Tags

Autor

Veja também

Webstories