Enquanto viaja pelo continente africano, o presidente Lula (PT) protagonizou um episódio que se tornou viral entre os seguidores do bolsonarismo. Um vídeo da semana passada, no qual Lula planta uma oliveira na Embaixada da Palestina, em Brasília, gerou intensa repercussão nas redes sociais nesta sexta-feira (16).
No vídeo, divulgado pelo próprio presidente Lula, durante o ato de plantio da oliveira, ele questiona ao embaixador palestino quando nasceriam uvas da oliveira. No entanto, a planta produz azeitonas.
LULA PERGUNTA QUANDO OLIVEIRA DARIA UVA EM GESTO NA EMBAIXADA PALESTINA
Ao realizar o plantio da oliveira na Embaixada da Palestina, o presidente Lula foi acompanhado pelo embaixador palestino Ibrahim Alzeben, que destacou o gesto como um símbolo de esperança para o povo palestino.
Após concluir o plantio, Lula perguntou ao embaixador quanto tempo levaria para a oliveira produzir uvas, corrigindo-se em seguida para "azeitonas". O embaixador respondeu que a oliveira levaria cerca de oito anos para dar frutos. O vídeo da gafe foi compartilhado por Lula em suas redes sociais, veja momento:
Hoje, na Embaixada da Palestina, plantei uma oliveira em nome da paz e da esperança para o povo palestino e para todo o mundo.
— Lula (@LulaOficial) February 8, 2024
???? @ricardostuckert pic.twitter.com/1uaP3H6zjt
Apesar da repercussão do erro, Lula reforçou em suas redes sociais que o plantio da oliveira foi realizado em nome da paz e esperança para o povo palestino, especialmente em um momento marcado pela intensificação do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas. Lula tem criticado os ataques de Israel à população da Faixa de Gaza desde a escalada do conflito.
Além disso, a plantação da oliveira tem uma significativa conexão simbólica com as três grandes religiões monoteístas do mundo. Para o islamismo, a oliveira é considerada a "árvore-da-vida", enquanto para os cristãos é um símbolo de esperança e reconciliação. O judaísmo também associa a oliveira ao Monte das Oliveiras, um local sagrado frequentado pelos profetas.