Quase 70% dos carrinhos de compras online são abandonados na etapa em que o cliente preenche dados para a entrega dos produtos, segundo levantamento feito pela Yampi.
A pesquisa identificou em quais etapas cerca de 9,5 milhões de carrinhos foram abandonados em lojas que utilizaram a plataforma de e-commerce da Yampi nos últimos seis meses.
Conforme o associate Product manager e analista sênior de Suporte da Yampi, Caio Custódio, diversos fatores podem influenciar a desistência na etapa da entrega.
Ele destaca, contudo, os valores dos fretes e os prazos. “Esse é um momento importante na decisão do cliente, de finalizar ou não a compra, e, caso os valores ou prazos sejam muito altos, é provável que o abandono ocorra”, afirma, referindo-se ao frete.
É o que rotineiramente acontece com a empresária Adriana da Graça Carvalho. Ela conta que costuma “colocar itens no carrinho para tomar a decisão de compra posteriormente” e observa que essa é uma forma de monitorar o preço dos produtos.
Contudo, admite: “muitas vezes, ao fechar a compra e perceber que o preço do frete está muito alto, a opção acaba sendo abandonar o carrinho”.
De acordo com o levantamento, logo na primeira fase do checkout, referente ao preenchimento dos dados pessoais, 27,08% dos carrinhos são deixados para trás. Já na hora de efetuar o pagamento, apenas 4,8% dos carrinhos são abandonados.
Em termos globais, segundo o Moosend, 69% dos carrinhos do comércio online são abandonados pelos usuários em alguma das etapas de compra.
Na América Latina, a taxa média é de 75,3%, e, no Brasil, ela é de 82%, segundo o E-Commerce Radar.
Conforme pesquisa do Baymard Institute, a média mundial de abandono de carrinho pode variar de 56% a 81%, dependendo de diferentes fatores, como região ou tipo de indústria.
As variações entre os nichos também podem ser significativas. No setor de viagem, por exemplo, os níveis de abandono alcançam 82,2%, e no de moda, chegam a 67,6%.
POR QUE ABANDONAM OS CARRINHOS?
Outro levantamento feito pela Yampi, em fevereiro de 2024, entre lojistas da plataforma, revela alguns dos principais motivos que eles acreditam que levam os seus clientes a desistirem das compras online. O primeiro lugar ficou para a indecisão, com 39% das respostas.
Em seguida, 36,5% afirmaram que um prazo demorado de entrega é razão para abandonar o carrinho.
O frete alto foi apontado como motivo por 6,5%. Já 5,69% das pessoas disseram que não finalizaram a aquisição por estar “apenas pesquisando”. Opções de pagamentos limitadas e cadastro complexo receberam 4,87% dos votos sobre as razões para abandonar uma compra; e 1,62% indicaram problemas técnicos nas plataformas.
De modo geral, a pesquisa interna da Yampi ressoa com outros estudos, como os dados reunidos pelo Moosend. Motivos relacionados ao envio, dificuldades ou desinteresse em realizar cadastros e abrir contas, processo de checkout complicado e problemas com pagamentos, como a falta de métodos favoráveis ou cartões de crédito recusados, são os fatores que mais levam as pessoas a abandonarem o carrinho.