Projeto de lei

Deputado propõe prisão para tutor que passear com cão sem focinheira

O projeto justifica que a aplicação de penas mais severas não deve visar punir os animais e sim responsabilizar os tutores por não tomarem medidas necessárias

Imagem do autor
Cadastrado por

Myllena Wu

Publicado em 21/04/2024 às 10:43 | Atualizado em 21/04/2024 às 11:43
Notícia

O recente ataque de três pitbulls à escritora Roseana Murray em Brasília reacendeu o debate sobre a segurança pública e o controle animal no Brasil.

Diante disso, o deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) apresentou um projeto de lei que propõe como crime a condução de cães de raças consideradas potencialmente agressivas sem focinheira em locais públicos.

A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, prevê pena de detenção de 15 dias a 6 meses para os tutores que descumprirem a medida.

Entenda o novo projeto de lei

O projeto de Julio Cesar Ribeiro visa alterar o Código Penal Brasileiro, incluindo o crime de "conduzir em local público ou aberto ao público, cão de raça considerada potencialmente agressiva, sem focinheira, guia e coleira adequados".

Segundo informações de Igor Gadelha do Metrópoles, a proposta ainda prevê a apreensão do animal em caso de descumprimento da lei.

“É importante ressaltar que a aplicação de penas mais rigorosas não tem como objetivo de penalizar os animais em si, mas, sim, de responsabilizar os tutores por não adotarem as medidas necessárias para garantir a segurança da comunidade”, justifica o parlamentar.

No entanto, o projeto tem sido alvo de críticas por parte de especialistas em comportamento animal e ativistas da causa animal.

Eles argumentam que a medida é simplista e não leva em consideração outros fatores que podem contribuir para a agressividade canina, como a socialização inadequada e maus-tratos.

Além disso, o projeto do deputado federal do DF não lista que raças de cachorros seriam consideradas “potencialmente agressivas”.

Críticos da proposta apontam para essa dificuldade, o que pode levar à criminalização injusta de tutores e seus animais.

VEJA TAMBÉM: Cachorros da raça pitbull são naturalmente agressivos e perigosos? Veja opinião de especialistas

Tramitação e unificação com outro projeto

Reprodução/DOUGLAS GOMES

Imagem do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), autor do projeto de lei que pede prisão para tutor que andar com cão sem focinheira - Reprodução/DOUGLAS GOMES

O projeto de lei de Julio Cesar Ribeiro ainda está em fase inicial de tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta precisa passar por diversas comissões antes de ser votada em plenário.

Vale ressaltar que esse projeto foi unificado a uma outra proposta de lei que tramita na Câmara desde 2003, que visa proibir a comercialização e a reprodução da raça pitbull no Brasil.

A unificação dos projetos demonstra a complexa discussão em torno da questão da agressividade canina e das medidas a serem tomadas para garantir a segurança pública.

Tags

Autor