Em sua visita na quarta-feira (15) até a cidade de São Leopoldo, Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), o presidente Lula (PT) discursou ao público e afirmou que não sabia que havia tanta gente negra no Rio Grande do Sul.
Durante sua declaração em uma das cidades mais atingidas pela catástrofe no estado, Lula declarou que estranhou as imagens que passavam na televisão sobre a tragédia no Rio Grande do Sul.
“É impressionante, eu não tinha noção que no Rio Grande do Sul tinha tanta gente negra. E no ‘Fantástico’ apareceu muita gente. Eu falei: ‘não é possível’. Aí a Janja me falou: ‘é porque são os mais pobres, é porque moram nos lugares mais arriscados de ser vítima dessas coisas’”
A declaração de Lula gerou polêmica e críticas. Em seu perfil no X, antigo Twitter, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) compartilhou o vídeo e falou "e tem aplausos no final ainda. O que vai acontecer?".
POPULAÇÃO NEGRA NO RS
Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 20% da população gaúcha é negra, composta por 710 mil pessoas que se autodeclaram pretas e 1,6 milhão de autodeclarados pardos.
A região Sul é o local com maior proporção de brancos no Brasil. O Rio Grande do Sul também é o estado com o maior número de pessoas que se declaram brancas, com 78,4%.
PROPOSTAS DE AJUDA AO RIO GRANDE DO SUL
Além da fala sobre questões raciais, o presidente também usou o momento para divulgar as ações do Governo Federal para ajudar a população desabrigada no Rio Grande do Sul, entre eles estarão:
- O Auxílio Reconstrução: uma parcela única de R$ 5,1 mil para aproximadamente 240 mil famílias para ajudar reposição de equipamentos e itens perdidos
- Aquisição de imóveis desocupados em leilões da Caixa e do Banco do Brasil para financiar novas casas
- Recuperação de casas enquadradas no Minha Casa, Minha Vida faixas 1 e 2