Banco de Talentos: entenda como sair na frente para conseguir o emprego dos sonhos

Você já participou de algum banco de talentos? Se não, sabe como funciona e de que forma isso pode te ajudar? Esse artigo esclarece essas dúvidas para você

Imagem do autor
Cadastrado por

Thales Alencar

Publicado em 20/05/2024 às 14:54
Notícia

No processo de procurar por emprego, é comum irmos atrás das empresas que desejamos trabalhar. Mas já imaginou o processo reverso? E se existisse uma plataforma em que várias pessoas pudessem deixar seus perfis com informações pessoais para que os recrutadores selecionassem os candidatos ideais? Isso já existe e tem nome: são os Bancos de Talentos.

Segundo informações do Exame, um Banco de Talentos é uma plataforma onde as empresas têm acesso aos dados de candidatos interessados e, a partir disso, conseguem selecionar melhor quem vai concorrer às vagas atuais e futuras. Alguns dos principais sites que possuem esse método são o LinkedIn, Indeed e Glassdoor.

Geralmente nessas plataformas os candidatos colocam seus currículos, preenchem com suas experiências e fazem alguns testes, como de idiomas e o de perfil, que por sua vez, identifica características de personalidade dos participantes, a fim de ver quem se encaixa melhor na função requisitada.

Leia mais: Confira as 5 profissões em alta, de acordo com lista do LinkedIn

QUAL A VANTAGEM DE PARTICIPAR DE UM BANCO DE TALENTOS?

Para o candidato, participar de um banco de talentos vai fazer seu perfil ser analisado pelos recrutadores antes mesmo de abrirem a vaga de forma pública. Se eles encontrarem o perfil que procuram no próprio banco de talentos, economizam tempo e dinheiro no processo.

Geralmente nessas plataformas fica registrado suas participações nos processos seletivos anteriores. Isso significa que, caso você já tenha participado de um processo em uma empresa por meio desse banco, os recrutadores vão ver que, por ter tentado mais de uma vez, você tem muito interesse em ser parte do grupo. Ponto positivo pra você!

Leia também: Qual o melhor horário para trabalhar? Estudo de Oxford tem palpite

Por último, mas não menos importante, quem está cadastrado nesses bancos de talentos costuma receber notificações quando abrem vagas compatíveis com seu perfil profissional. É mais uma maneira de sair na frente da concorrência e não ficar por fora das oportunidades

QUANTO TEMPO DEMORA PARA SER SELECIONADO EM UM BANCO DE TALENTOS?

Essa é uma questão muito relativa. Vai depender muito da urgência da empresa para preencher a vaga. Em casos em que a empresa precisa contratar alguém com urgência, diante dos perfis já traçados pela plataforma, o recrutamento acontece de forma mais rápida.

Em outros casos, essa seleção pode demorar mais. Pode ser que o perfil do candidato ainda não esteja ideal para ser contratado. Nesse caso, o melhor caminho é investir em cursos e aprimoramentos que possam somar ao seu currículo e na suas experiências pessoal e profissional.

Leia também: Procurando o primeiro emprego? Veja essas dicas que podem fazer você se destacar

Tags

Autor