COMUNICAÇÃO

8 técnicas de comunicação para alavancar sua carreira

Confira esses 8 métodos da Forbes que vão lhe ajudar a ser um comunicador efetivo e conectivo no ambiente de trabalho

Imagem do autor
Cadastrado por

Thales Alencar

Publicado em 21/05/2024 às 17:08 | Atualizado em 21/05/2024 às 17:12
Notícia

Saber se comunicar efetivamente é um dos pontos mais importantes de praticamente qualquer carreira profissional. Seja para quem vende, para quem atende a clientes, até mesmo para quem realiza trabalhos internos.

Isso se dá pois somente com uma boa comunicação, conseguimos expressar nossas ideias e entender as dos outros. Somente assim poderemos resolver problemas e encontrar soluções com rapidez e eficácia.

É importante saber que comunicação não é somente com um cliente. Mas saber interagir com seus colegas de trabalho também é fundamental para ser um bom profissional.

Além disso, nunca se esqueça de que saber comunicar não é simplesmente ser um bom orador, mas principalmente ser alguém que sabe escutar.

Leia mais: Veja 4 dicas para se comunicar melhor dentro e fora do ambiente de trabalho 

Para entrarmos nas 8 dicas de hoje com informações da Forbes, confira essa frase de Dale Carnegie, autor do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”: “Ao lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais.”

8 DICAS PARA SE COMUNICAR BEM NO TRABALHO

1. Esteja presente

É no dia-a-dia que as conexões acontecem. O convívio traz demandas e possibilidades de colaboração que a ausência não traz. Aproveite esses momentos para conhecer melhor as pessoas ao seu redor.

2. Considere o seu público

Saiba ouvir e entender o problema de acordo com a ótica da pessoa que está lidando. Fazer com que o outro se sinta escutado gera o sentimento de acolhimento, o que pode agregar, e muito, em qualquer relacionamento.

Leia mais: Gestão de pessoas: veja 5 dicas diferenciadas que podem fazer de você uma liderança no trabalho

3. Busque aprendizado e feedback

É importante entendermos de que forma nossas ações chegam para os outros. Sempre que possível, colha feedbacks sobre você e também faça feedbacks para seus colegas.

Em alguns casos, os problemas persistem porque quem os causa nem sequer sabe que está errando. Daí surge a importância de ser claro e transparente na comunicação.

4. Reserve um tempo para revisar e refletir

A autoavaliação é de suma importância. Dedique tempo para revisar seu trabalho e corrigi-lo sempre que necessário, pensando sempre no melhor entendimento possível para o leitor.

Leia também: O que é Feedback e como você pode usar para se destacar

5. Escolha a melhor abordagem

Em alguns momentos, é necessário que assumamos a postura de “camaleão”. Não há problema em se adaptar ao seu público, desde que isso não fuja da sua identidade pessoal.

A adaptação é interessante, mas somente quando ela não fere nossos princípios e valores.

6. Seja autêntico

Uma das principais características de um bom comunicador é a autenticidade. Quando a temos bem definida, nossa identidade reverbera em nossas palavras e ações.

Daí surge a necessidade de nos autoconhecermos e de sermos originais.

Leia mais: Confira as 5 profissões em alta, de acordo com lista do LinkedIn

7. Construa uma rede de relacionamentos

Ter uma rede de contatos grande e em crescimento constante vai elevar seus níveis de comunicação. Isso lhe fará lidar com vários tipos de pessoas, diferentes em gênero, áreas, personalidades etc.

Esse movimento deve elevar seu repertório de comunicação, que por sua vez, vai lhe permitir se comunicar com cada vez mais pessoas.

8. Aproveite a tecnologia

Adaptar-se aos novos tempos é uma questão de necessidade. As tecnologias têm avançado em uma velocidade antes impensável, e é essencial que estejamos por dentro das mudanças.

As novas ferramentas podem te ajudar a realizar seu trabalho. Enquanto você se nega a aceitar esse fato, é provável que seu concorrente esteja economizando tempo e dinheiro por utilizá-las.

Se informar sobre elas e utilizá-las de maneira ética podem melhorar de forma considerável a sua comunicação.

Leia também: ChatGPT caiu? Usuários relatam problemas ao usarem o site

Tags

Autor